moldura
SETÚBAL - Sessão comemorativa do Dia de Bocage e da Cidade
Celebramos o dia de um homem que sempre lutou para viver livre
. 15 de setembro
“Neste ano em que comemoramos 50 anos de liberdade querida e suspirada, evocamos com maior intensidade o ‘facho de liberdade’ que Elmano nos deixou com chama intensa, que desejamos eterna e que é, seguramente, mais forte do que as labaredas ténues e fugidias que brotam onde não há luz”, disse o presidente da Câmara Municipal de Setúbal no Fórum Municipal Luísa Todi.
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, salientou hoje, na sessão comemorativa do Dia de Bocage e da Cidade, o caráter de homem livre de Manuel Maria Barbosa du Bocage, nascido há 259 anos.
“Celebrar o Dia da Cidade no 15 de setembro em que nasceu um homem que sempre lutou para viver livre diz muito de nós enquanto comunidade com origens milenares, enquanto cidade sem muros nem ameias”, disse o presidente da Câmara no Fórum Municipal Luísa Todi, citando “o académico setubalense Daniel Pires” para dizer que Bocage continua a ser “um facho da liberdade, que permanece aceso”.
O autarca considerou ainda que “celebrar a vida e o legado do grande Elmano Sadino no ano das comemorações dos 50 anos da revolução de Abril” é um “motivo de redobrada alegria e orgulho” para “todos os que amam a liberdade e a democracia”.
“Neste ano em que comemoramos 50 anos de liberdade querida e suspirada, evocamos com maior intensidade o ‘facho de liberdade’ que Elmano nos deixou com chama intensa, que desejamos eterna e que é, seguramente, mais forte do que as labaredas ténues e fugidias que brotam onde não há luz”, disse.
O presidente da Câmara salientou que a cidade e o concelho vivem hoje uma etapa “sem paralelo em matéria de desenvolvimento e investimento”, tanto público como privado, afirmando que “ao longo dos anos a gestão dos executivos CDU garantiu investimento público de valor assinalável na qualificação” do território.
“Esse investimento garantiu atratividade nas opções que os investidores privados têm feito. Essa é uma das razões que colocam hoje Setúbal numa época sem precedentes na procura pelo investimento privado. Se o investimento privado garante mais emprego e riqueza, o investimento público neste mandato de 2021-2025, com procedimentos a decorrer para o lançamento de várias obras, ou mesmo com obras já a decorrer, atinge níveis igualmente sem precedentes”, disse.
Notou que neste mandato 2021-2025, o executivo está a “garantir investimento público em áreas como a educação, a saúde, a cultura, o desporto, o ambiente, a mobilidade e transportes, o movimento associativo e a habitação em valor muito superior a qualquer outro anterior mandato da CDU”.
Na área da saúde salientou que o Centro de Saúde de Azeitão está construído e que o Centro de Saúde da Bela Vista está “já em construção”, enquanto, na educação, o Centro Escolar Barbosa du Bocage está “em construção” e a escola de primeiro ciclo e pré-escolar na Quinta da Amizade encontra-se “em fase de procedimento”.
A construção do auditório cultural em Brejos de Azeitão, “já adjudicado”, e a requalificação da Casa Luísa Todi, “em procedimento para concurso”, foram destacados na área da cultura, ao passo que no desporto foram indicados os exemplos de um novo pavilhão desportivo nas Manteigadas, “já adjudicado”, e da requalificação do Campo das Pedreiras, no Viso, “em fase de procedimento concursal”.
As obras de qualificação do Parque da Várzea, do Parque Verde da Bela Vista e do Parque Verde da Quinta da Amizade, “em fase de procedimento concursal”, mereceram destaque na área do ambiente, tal como, na mobilidade e transportes, “o continuado investimento” da autarquia “no incentivo à utilização do transporte público e as obras na Avenida dos Ciprestes e na Avenida de Moçambique, esta em fase de concurso”.
Além do “apoio tradicional à atividade”, no que diz respeito ao movimento associativo registou-se “o apoio à construção ou beneficiação das sedes de mais de 30 associações”, enquanto na habitação, “além da requalificação de centenas de habitações municipais, é muito relevante a adjudicação em hasta pública para a construção de 168 novos fogos para venda em regime de custos controlados”.
O presidente da Câmara recordou que, “a par destes investimentos sem precedentes em mandatos anteriores”, foi cumprido o “compromisso de municipalização da água”, com redução de valor do custo ao consumidor “em cerca de 20 por cento”, notando que este “serviço essencial” esteve por 25 anos “na mão de privados por decisão daqueles que hoje tentam apagar as suas responsabilidades” no processo.
“Graças a esta alteração foi possível avançar com a obra do saneamento na freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra”, sublinhou André Martins, adiantando que todo o investimento público em curso no concelho, “num valor próximo de 30 milhões de euros, qualifica o território, torna-o ainda mais atrativo para o investimento privado e garante mais qualidade de vida e bem-estar” às populações.
Segundo o autarca, tal “só é possível com a ação conjunta e articulada das juntas de freguesia e dos seus trabalhadores”, ao mesmo tempo que “o envolvimento e participação das populações é um outro fator que carateriza a gestão da CDU e facilita o alcance de resultados tão positivos” no concelho.
Na sessão solene foram atribuídas 82 medalhas honoríficas a personalidades e entidades que se destacaram em diferentes esferas da sociedade e homenageados os trabalhadores municipais aposentados no último ano, bem como os que já completaram mais de 40 anos de serviço.
Este ano a Câmara Municipal atribuiu, a título póstumo, a Medalha de Prata da Cidade ao ex-presidente do Comité Olímpico de Portugal José Manuel Constantino – falecido em 11 de agosto e representado na cerimónia pelo filho, Pedro Constantino – e um total de 81 Medalhas de Honra da Cidade, divididas por seis classes, que, como sublinhou André Martins, testemunham “o agradecimento coletivo” da comunidade.
“Estamos perante homens e mulheres e instituições que, com o seu contributo nas mais variadas áreas, são também os construtores desta cidade e deste concelho que está em permanente transformação e evolução”, disse o autarca, notando que a cidade e o concelho reconhecem, assim, “o seu trabalho, o seu talento, a sua perseverança e o seu desejo de melhor futuro”.
No que diz respeito aos trabalhadores, o presidente da Câmara considerou “fundamental reconhecer” que os bons resultados alcançados pelo município “se devem ao empenhamento e à determinação” dos que nele trabalham, porque “sem trabalhadores não há resultados”, como sublinhou.
“A todas e a todos os nossos trabalhadores, endereço o nosso sincero agradecimento.
Sem o empenho de todas e de todos os que compõem esta autarquia teria sido impossível concretizar a mudança que foi realizada em Setúbal”, afirmou.
O Dia de Bocage e da Cidade começou com a cerimónia do hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho e a deposição de flores na estátua de Bocage, onde Alexandrina Pereira e João Completo, da Casa de Poesia de Setúbal, leram poemas de Bocage.
Iniciadas na sexta-feira, 13 de setembro, as comemorações prosseguem com um vasto programa à tarde e à noite, podendo o programa ser consultado em https://www.mun-setubal.pt/wp-content/uploads/2024/09/Programa-comemoracoes-bocagianas-_2024.pdf.
/>
Lista das personalidades e instituições distinguidas:
MEDALHA DE PRATA DA CIDADE (1):
José Manuel Constantino (a título póstumo)
MEDALHA DE HONRA DA CIDADE (81):
Classe Atividades Culturais (27):
Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS)
Cátia Oliveira (A Garota Não)
João Bordeira
Graziela Dias
Vasco Ribeiro Casais (OMIRI)
Associação Setúbal Voz
Joana Negrão (A Cantadeira)
Célia David
Fran Pacheco (a título póstumo)
Eduardo Sant’Ana
Adérito Gouveia
Idaliano Batista
João Coelho (Slow J)
Aníbal Rui Rosado (Ruca)
José António Chocolate Contradanças
Luís Portela
João Mangas Frangolho
Pedro Freire (a título póstumo)
GATEM – Espelho Mágico
Eduardo José Ângelo
Rui do Cabo
José Condeça
Armando Carvalhêda (a título póstumo)
Sara Margarida
Isabel Vítor
Paulo Óscar
Ana Maria de Jesus Lopes
Classe Ciência e Tecnologia (8):
Ramiro Sousa
Dina Fernandes
António Canhão
Escola Básica de Azeitão
Agrupamento de Escolas Luísa Todi
Francisco Manuel Carrasco Lobo Soares
João Fernandes Martins
António Trabulo
Classe Desporto (6):
João Alonso (a título póstumo)
Associação de Ténis de Setúbal
André Narciso
Inês Vigário
Sandra Pinto
Rita Santos
Classe Associativismo e Sindicalismo (17):
Associação Cultural Sebastião da Gama
Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Setúbal (APPADA)
Inovar Autismo
Centro de Apoio ao Sem Abrigo (C.A.S.A.)
USAZ – Associação Cultural de Azeitão – Universidade Sénior de Azeitão
Associação Columbófila do Distrito de Setúbal
Grupo Motard Xupa Cabras
Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau
Henrique José Martins
Isabel Maria Pena Tomaz Quintas
Maria de Jesus Rosinha Henriques
Fernando Manuel Luz Anselmo
João Luís Silva
Diamantino Estanislau
João Carpelho
Joaquim Marcelino
Graça Pereira
Classe Paz e Liberdade (7):
Américo Manuel Alves Aguiar – Bispo de Setúbal
Padre Casimiro Simão Abreu Henriques
Padre Cláudio Rodrigues
Raul Tavares
José Inácio Correia Belchior
Manuel Paulino Galhanas Vestias dos Santos
Celestina Neves
Classe Comércio (16):
Restaurante Taberna do Largo
Henrique João Silva Santos
Vítor Manuel Botas Campos
Restaurante Tasca do Toninho
Restaurante Casa do Mar
Restaurante Praxedes
Fernando Santana
Manuel Mirante
CityPrint
VSPublicidade
Restaurante Antoniu’s
Restaurante Pérola da Mourisca
A Bica
Café Baú
Barbearia Hilário
Barbearia Santos
Fonte - CMS
15.09.2024 - 18:09
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.