moldura
BARREIRO - Tertúlia de «Os Leças»
Apresentação do livro «Por um mundo novo a sério» de Pedro Ferraz Abreu
. Dia 5 de julho

No próximo dia 5 de julho, pelas 15h30, a Tertúlia de «Os Leças» promove a apresentação do livro «Por um mundo novo a sério», com a presença do autor Pedro Ferraz Abreu. O evento conta com a participação do poeta José Fanha.
Esta conferência é mais uma actividade da Tertúlia de «Os Leças», que conta com o apoio do Grupo Dramático e Recreativo «Os Leças» e jornal «ROSTOS».
SINOPSE DA CONFERÊNCIA
POR UM MUNDO NOVO, A SÉRIO
Por uma Ideologia Progressista no Século XXI Apoiada na Ciência e na Experiência dos Movimentos Sociais 50 anos depois das lutas que conduziram à Revolução de 25 de Abril de 1974, o autor vem desafiar-nos a refletir sobre questões fundamentais de hoje, e sobre o rumo que a Esquerda tem estado a seguir nas últimas décadas. Vivemos uma era de grandes promessas, desafios e paradoxos. Mas existe uma profunda divisão na Sociedade, e no seio da própria Esquerda. Que caminho seguir? Afinal, que Mundo queremos - e poderemos - ter? Esta obra apresenta-nos um contributo único, porque baseado em muitos anos de investigação científica transdisciplinar (engenharia e ciências sociais), mas também de experiência de luta progressista.
Em particular, o autor apresenta a sua investigação científica sobre a evolução das tecnologias de informação e comunicação, e do seu impacto transversal em todas as áreas-chave da sociedade. Impacto que a Esquerda, no seu entender, não foi capaz de assimilar, em todas as suas implicações.
Para o autor, e 33 cidadãos que com ele subscrevem um "Prefácio Colectivo", a Esquerda parece estar limitada ao papel "pragmático" de mitigadora, moderadora, dos piores efeitos da crise económica e da guerra, mas sem uma visão de sociedade verdadeiramente autónoma da Direita; ou ao papel.
"radical" de paladina de "minorias", mas cujos exageros "identitários" distanciam o povo da Esquerda – e assim entregam as "maiorias" à Direita. Este livro aspira pois contribuir para uma sociedade mais digna, mais justa, e mais solidária.
NOTA BIOGRÁFICA DO AUTOR
Prof. Doutor PEDRO FERRAZ DE ABREU
Pedro Ferraz de Abreu foi um líder da esquerda revolucionária na luta que conduziu ao 25 de Abril. Alvo de perseguição pelo regime da Ditadura Salazarista, foi proibido de entrar no seu Liceu (Pedro Nunes), expulso da Universidade, incorporado compulsivamente em batalhão disciplinar e obrigado à clandestinidade por mandatos de captura da PIDE. Estudou e ensinou durante 20 anos no prestigiado Massachusetts Institute of Technology (MIT, EUA), onde fundou uma área científica transdisciplinar (e- Planning), que ensinou em Portugal como Professor Catedrático Convidado, nas Universidades de Lisboa e de Aveiro. É actualmente Research Affiliate do MIT, Investigador na Univ. de Lisboa e Presidente do Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa.
INTRODUÇÃO DA OBRA
A Introdução da obra estará a cargo de José Fanha. José Fanha é um escritor e poeta nascido em 1951. Frequentou a Escola Primária e Secundária em Lisboa e estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Fanha trabalhou como jornalista, desenhista e poeta antes de se tornar um prolífico autor de ficção, poesia, teatro e roteiros de televisão e cinema. As suas obras abrangem temas infantis, juvenis e para adultos.
Almoço de confraternização, pelas 13h30, no mesmo local.
Em face da contingência de previamente se realizar um almoço de confraternização no salão da sociedade «OS LEÇAS», onde a conferência se irá realizar, as reservas para o almoço serão limitadas a 100 comensais. Por esse motivo, solicita-se o obséquio de as reservas serem feitas até às 18h00 do dia 3 de julho de 2025, para o seguinte endereço electrónico: luismartinslopes9@gmail.com
Para quaisquer dúvidas ou informações adicionais, contactar 925 648 100 ou 917 331 170 (entre as 15h00 e as 19h00).
03.07.2025 - 07:14
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.