moldura
BARREIRO - Projeto «Conectar-NOS para Transformar»
Ppromove inclusão digital de pessoas em situação de sem-abrigo

A Associação NÓS realizou, na Escola Conde Ferreira, a cerimónia de entrega de certificados aos participantes do projeto “Conectar-NOS para Transformar – um passo para a reinserção”. Esta foi a primeira fase de uma iniciativa desenvolvida com o apoio do Prémio Armando Gomes, atribuído pela primeira vez em 2025 pelo Rotary Clube do Barreiro.
Promover a inclusão digital e social de pessoas em situação de sem-abrigo é o objetivo central deste projeto inovador promovido pela Associação NÓS, no Barreiro, através de formação em competências básicas de leitura, escrita, informática e utilização de serviços digitais. A iniciativa incluiu ainda a entrega de telemóveis a participantes sem acesso a meios tecnológicos, contribuindo para a sua autonomia e reinserção social.
A cerimónia de entrega de certificados aos primeiros participantes do projeto “Conectar-NOS para Transformar – um passo para a reinserção” contou com a presença de diversos parceiros institucionais, parceiros que tornaram possível esta primeira fase do projeto: a Câmara Municipal do Barreiro, a Universidade da Terceira Idade do Barreiro (UTIB), que cedeu a sala de informática, a Escola Secundária de Santo André.(ESSA), com professoras e alunos estagiários envolvidos, e o Rotary Clube do Barreiro, representado na iniciativa pelo Dr. Francisco Gouveia, enquanto um dos membros responsáveis pelos Rotários.
A Vereadora da Intervenção Social da Câmara Municipal do Barreiro, Sara Ferreira, elogiou esta 1ª edição do Prémio Armando Gomes, enquanto programa do Rotary Clube do Barreiro que visa apoiar pessoas em situação de especial vulnerabilidade.
“Só foi possível com a participação da Associação NÓS, que abraçou este desafio com o projeto “Conectar-NOS para Transformar – um passo para a reinserção”, que é uma verdadeira homenagem ao Armando”, realçou.
Também Humberto Candeias, Diretor Geral da Associação NÓS, sublinhou o impacto da iniciativa. “A cerimónia correu muito bem, com a presença dos formandos que beneficiaram da formação e aumentaram as suas competências digitais. Foi um evento que honrou a memória de Armando Gomes, com capacidade de envolver gerações diferentes e de «fazer em conjunto» no âmbito das parcerias. A colaboração do RSI da NÓS foi, de facto, muito positiva e é uma experiência a replicar com próximos grupos, junto de pessoas elegíveis com vista à mudança e à sua melhoria de vida”, sublinhou Humberto Candeias.
Para o também membro da Direção da NÓS, o trabalho desta instituição “tem de ser feito em rede, com parceiros que trabalham efetivamente para o mesmo objetivo”. Refira-se que o projeto em destaque representa um exemplo claro de como a colaboração entre entidades pode gerar transformações significativas na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo a dignidade, a confiança e a esperança.
04.07.2025 - 22:50
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.