moldura

Na Galeria Municipal do edifício dos Paços do Concelho
Exposição Maria Leopoldina Guia – Alcochete em Tons de Fado
até 18 de setembro

Na Galeria Municipal do edifício dos Paços do Concelho<br />
Exposição Maria Leopoldina Guia – Alcochete em Tons de Fado<br />
até 18 de setembro A exposição "Maria Leopoldina Guia – Alcochete em Tons de Fado", patente na Galeria Municipal dos Paços do Concelho até 18 de setembro de 2026, presta homenagem a uma das mais emblemáticas vozes do fado alcochetano.

Durante as Festas do Barrete Verde e das Salinas, a exposição terá horário alargado, para que possa visitá-la com mais tempo:

07 e 08 de agosto: 18h00 – 01h00
09 de agosto: 18h00 – 24h00
10 a 13 de agosto: 21h00 – 24h00

A mostra reúne fotografias, objetos pessoais e documentos que recordam o percurso artístico e humano da fadista, destacando a sua forte ligação às tradições e à identidade cultural de Alcochete.

Nota biográfica:

Maria Leopoldina Guia
1946 - 2006

Alcochetana de raiz, de devoção e de coração, nascida e crescida numa família de tradições fadistas, desde muito jovem que Maria Leopoldina de Oliveira Guia Pires Rosa começou a cantar e a encantar todos quantos tiveram o privilégio de ouvir a sua voz e de apreciar o seu talento artístico.
Desde os seus 16 anos que Maria Leopoldina Guia cantou fado para os amigos, para a população de Alcochete e o público em geral e aos 20 anos grava o seu primeiro disco de 45 rotações.
Entre os seus principais êxitos está Versos de Orgulho, poema de Florbela Espanca, e o Novo Fado de Alcochete, da autoria de Constantino Menino. Progressista do fado ribatejano entre os temas que cantou sobressaíram as touradas da lezíria. Participou no primeiro DVD sobre o Fado, o Fado em Alcochete, e gravou um disco com a Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, intitulado “Viva el Pasodoble”,

A fadista nunca declinou, sempre que lhe foi possível, quaisquer solicitações para cantar em espetáculos públicos em benefício de coletividades e instituições sociais de Alcochete.
Não obstante o seu talento artístico, as suas qualidades humanas não poderiam deixar de merecer um registo para a posteridade.
Na realidade, Maria Leopoldina Guia, marcada pela influência que sobre ela exerceu Maria Teresa de Noronha, é uma grande senhora da canção nacional.
A Câmara Municipal de Alcochete distinguiu-a em dois momentos da sua vida: em 1996 com a atribuição da Medalha de Mérito Cultural e em 2006 com a Medalha D. Manuel I.
Aquando do seu falecimento em 2006, a Câmara Municipal de Alcochete deliberou perpetuar a sua memória com a atribuição do seu nome a uma rua da Vila de Alcochete.
Agora com esta exposição, o Município de Alcochete homenageia de novo Maria Leopoldina Guia, cujo nome passou a integrar também o Museu do Fado de Lisboa.

09.08.2026 - 18:50

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2026 Todos os direitos reservados.