moldura

Nas praias de Sesimbra e Carcavelos
Medição de monóxido de carbono

Nas praias de Sesimbra e Carcavelos<br>
Medição de monóxido de carbono A campanha ‘HELP – Por uma vida sem Tabaco’, da responsabilidade da União Europeia, vai marcar presença nas praias de Sesimbra e Carcavelos, permitindo a todos os banhistas e veraneantes a realização de testes de medição de monóxido de carbono, entre as 10h00 e as 18h00.

Uma tenda da campanha HELP estará na praia do Ouro, em Sesimbra, no dia 16 de Julho, e na parte central da Praia de Carcavelos, no dia 19 de Julho, entre as 10h00 e as 18h00, para realizar testes de medição de monóxido de carbono (CO) a todos aqueles que quiserem aproveitar o bom tempo para uma pausa junto ao mar.

Esta acção, a decorrer em todos os países da União Europeia, procura chamar a atenção para os riscos associados ao fumo e evidenciar os efeitos nocivos que este gás extremamente tóxico produz sobre o organismo. Esta iniciativa, a decorrer nos 27 Estados-membros da União Europeia, faz parte da terceira fase da Campanha HELP, um projecto cujo objectivo é persuadir os cidadãos dos países da UE, sobretudo os jovens, a não começarem ou a deixarem de fumar.

Através da realização de testes de medição do nível de CO, uma substância tóxica produzida pelo fumo do tabaco, procura-se chamar a atenção para os riscos associados ao fumo e evidenciar os efeitos nocivos que este gás extremamente tóxico produz sobre o organismo. Os testes, realizados em todos os países da EU, servirão de base à elaboração de um estudo dirigido pelo professor Bertrand Dautzenberg, pneumologista e o coordenador da Rede Europeia de Hospitais sem Tabaco.

Muitas vezes apelidado de “assassino invisível”, o monóxido de carbono está presente no ar respirado pelos fumadores, que o originam de cada vez que levam à boca o cigarro, charuto ou cachimbo. Os não-fumadores podem também inalar CO em espaços fechados utilizados por pessoas que fumam.

Entre os efeitos de uma taxa elevada de CO no organismo contam-se a redução da função cardíaca, risco de formação de coágulos, asfixia por falta de oxigénio e problemas no desenvolvimento do feto, no caso das mulheres grávidas.

13.7.2007 - 18:39

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.