Conta Loios

moldura

Primeiro Ministro José Sócrates
Inaugura ICA Expo - Primeira Feira Mundial do Sector Cooperativo

Primeiro Ministro José Sócrates <br>
Inaugura ICA Expo - Primeira Feira Mundial do Sector Cooperativo . Sector Cooperativo em Portugal representa 5% do PIB e em 2007 facturou seis mil milhões de euros

A ICA Expo 2008, a primeira feira mundial destinada a promover os negócios para o sector cooperativo, irá abrir as suas portas já na próxima quinta-feira, 23 de Outubro, na FIL no Parque das Nações (Lisboa).
O evento irá promover o crescimento do volume de negócios cooperativos, a ampliação e prática do intercooperativismo através de alianças estratégicas e a criação de ferramentas económicas para competição a nível mundial dos produtos e serviços das cooperativas.

A inauguração solene da ICA Expo 2008 decorrerá na FIL (Parque das Nações, Lisboa), na próxima quinta-feira, 23 de Outubro, pelas 10h30m e contará com a presença de Sua Exa. o Primeiro Ministro José Sócrates, bem como Jaime Silva (Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas) e diversos representantes governamentais dos mais de 25 países presentes neste evento mundial.
A organização estima a visita de 15.000 visitantes, provenientes de mais de 60 países, uma área de exposição de 3.500 m2 de stands e uma área total de 8.000 m2.

Sector cooperativo em Portugal representa 5% do PIB

O volume de negócios das cooperativas portuguesas, sem considerar as cooperativas de crédito, é de cerca de 6 mil milhões de euros, o que representa aproximadamente 5% do PIB nacional. O grupo das 100 maiores empresas cooperativas portuguesas apresenta um volume de negócios que é superior a 2,9 mil milhões de euros.
É também significativo o volume de negócios das 300 maiores empresas cooperativas a nível mundial (apresentado no ranking elaborado pela Aliança Cooperativa Europeia e referente a 2006) ascendendo a 720 mil milhões de euros, o que equivale ao produto interno bruto do Canadá.

O número de cooperativas em Portugal é superior a 3.000, estimando-se que o número das que desenvolvem uma actividade contínua se aproxime das 2.500. Os ramos cooperativos com maior número de cooperativas é o agrícola, o da habitação, dos serviços, da cultura, do consumo e da solidariedade social. Ao nível da União Europeia, o número das cooperativas é de 300.000, com um número de cooperadores superior a 140 milhões.

A escolha de Lisboa

A primeira feira mundial de Cooperativismo que irá decorrer em Lisboa, uma cidade que superou outras concorrentes para a organização deste evento. Definiu-se que a ICA Expo deveria ser realizada na Europa por ser um continente central e também por estar próximo da sede da ACI Internacional (Genebra, Suiça). Foram analisados vários países, como Espanha, Itália, Alemanha e mesmo Inglaterra, mas a decisão final incidiu sobre Lisboa pelas vantagens encontradas ao nível da estrutura operacional e logística. Segundo a organização do evento, para a escolha da cidade anfitriã foram ainda considerados aspectos como a segurança, rede hoteleira, ligações aéreas e condições climatéricas. Para Luiz Branco, presidente da ICA, “comprovámos a vontade do mercado cooperativista para que a feira se realizasse em Lisboa e o compromisso das entidades portuguesas em apoiar o evento e trabalhar em conjunto com a organização para o sucesso do mesmo.”. O responsável pela organização do evento em Portugal salientou ainda “o apoio da CONFAGRI, CONFECOOP e INSCOOP, além de outros órgãos que foram aderindo ao evento durante este período como a ATL e a AICEP.”


Sobre a ICA Expo 2008

A ICA Expo 2008 realiza-se de 23 a 25 de Outubro, na FIL no Parque das Nações (Lisboa) e contará com a presença das mais expressivas cooperativas de 35 países. Os objectivos deste evento passam pela promoção da criação e do crescimento do volume de negócios cooperativos; ampliação e prática do intercooperativismo através de alianças estratégicas; criação de ferramentas económicas para competição a nível mundial dos produtos e serviços de cooperativas; bem como a apresentação dos valores e dos diferenciais das cooperativas para negócios “Fair Trade”, facilitando a tomada de decisão do comprador face aos produtos e serviços cooperativos. A organização do evento estima a presença de 15.000 visitantes profissionais, provenientes de mais de 60 países e de sectores de actividade tão distintos como o turismo (hotelaria e restauração), distribuidores e retalhistas, traders especializados em alimentos e bebidas, importadores e exportadores, entidades governamentais e cooperativas.

Sobre a ICA

A ICA (International Co-operative Alliance) é uma associação independente e não-governamental, com sede em Genebra (Suiça) e que representa mundialmente o sector das cooperativas através de 221 organizações de 88 países e um total de 800 milhões de pessoas em todo o mundo. As actividades e prioridades da ICA centram-se na promoção e defesa da identidade do cooperativismo e das cooperativas. Em Portugal, são membros da ICA a Confederação Nacional de Cooperativas Agrícolas & Crédito (CONFAGRI), a Confederação Cooperativa Portuguesa (CONFECOOP) e o Instituto António Sérgio do Sector Cooperativo (INSCOOP).

22.10.2008 - 18:02

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.