Conta Loios

moldura

Festival Gourmet em Setúbal
«Viva o Peixe – Festival Gourmet»

Festival Gourmet em Setúbal<br>
«Viva o Peixe – Festival Gourmet» Palestras, workshops, enologia, música e muito peixe são algumas das atracções do “Viva o Peixe – Festival Gourmet”, entre os dias 1 e 4, em Setúbal, evento que conta com a presença de cozinheiros conhecidos mundialmente.

O certame gastronómico, com uma envolvente vínica e cultural, que pretende dar a conhecer ao público as várias formas de confeccionar o peixe, decorre na Doca das Fontainhas e inclui algumas actividades em Tróia, numa organização da MCG, produções e eventos, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

O primeiro dia do festival, com abertura às 18h00, é dedicado ao tema “O peixe de Setúbal na Península Ibérica”, com o chef Sergio Perez a dinamizar um “showcooking”, às 21h30.

Antes, o programa contempla ainda duas palestras. “O peixe produto nobre da Península de Setúbal”, por Ricardo Silva, decorre às 18h30, enquanto “Vinhos da Península de Setúbal, Castas e Moscatel”, por Mário Louro, realiza-se às 19h30.

“O peixe de Setúbal falado em espanhol” é o tema de dia 2, com a participação dos cozinheiros Sergio Perez, espanhol, e Chakall, argentino. O almoço gourmet “Wine and Cooking”, por Sergio Perez e Luís Lopes, às 13h30, é o primeiro evento da programação deste dia.

O workshop “Vinhos, copos e Iniciação à prova", por Mário Louro, às 18h30, e uma hora depois, o lançamento do livro “A cozinha divina”, por Chakall, são outras actividades a realizar. Mais tarde, às 21h00, decorre o “showcooking” “Duetos Imprevistos”, com Chakall e o enólogo Jaime Quendera.

No dia 3, com o tema “França, Itália e o Peixe do Sado”, estão presentes os cozinheiros Flavio Morganti, italiano, e Xavier Mathieu, francês, que, pelas 09h30, vão ao Mercado do Livramento comprar produtos, local onde, de seguida, se realiza um brunch com a comunicação social.

Entre as 12h00 e as 13h00, na Doca das Fontainhas, a dietista Laura Pereira dinamiza a palestra “As crianças e uma alimentação feliz”, decorrendo, às 13h00, um “showcooking” por Xavier Mathieu.

Na parte da tarde, Paulo Anacleto e Pedro Cunha dinamizam o workshop “Ostras do Sado, o nosso produto premium”, decorrendo, depois, uma degustação do bivalve com Xavier Mathieu.

Um “showcooking”, pelo chef italiano Augusto Gemelli, às 19h00, e um jantar gourmet, às 21h00, com Flavio Morganti e o enólogo Luís Lopes, realizam-se também neste dia.

O último dia do “Viva o Peixe – Festival Gourmet”, dedicado ao tema “Suécia e França, Espanha e Itália entre Setúbal e Tróia”, conta com a presença do chef sueco Karl-Christer Wallberg.

Às 11h00, é iniciado o concurso “Jovem Cozinheiro”, decorrendo, uma hora depois, o workshop “Azeite… fusão de sabores”. Pelas 13h00, a iniciativa “Wine and Cooking” conta com as participações de Karl-Christer Wallberg e do enólogo Manuel Moreira.

Um almoço com participação dos jovens cozinheiros e chefs envolvidos no evento, preparado por todos, acontece às 14h00. O programa na Doca das Fontainhas é encerrado com a entrega de prémios do concurso “Jovem Cozinheiro”.

O final da programação de todos os dias do evento conta sempre com momentos de animação musical e, no primeiro dia, também momentos de teatro de rua.

O programa do “Viva o Peixe – Festival Gourmet” contempla ainda a realização de diversas actividades, nomeadamente golfe, workshops e showcookings em Tróia.

O festival, que envolve o peixe e toda a gastronomia da região, tem a participação de vários restaurantes e quiosques de produtos regionais. Mais informações em www.vivaopeixe.com.

Programa:


Dia 1 - “O peixe de Setúbal na Península Ibérica”
18h00 - Início do Festival, apresentação de chefs, briefing com a comunicação social e champanhe de boas vindas.
18h30 - Palestra “O peixe produto nobre da Península de Setúbal”, por Ricardo Silva
19h30 - Palestra “Vinhos da Península de Setúbal, Castas e Moscatel”, por Mário Louro
20h30 - Workshop “Os ensinamentos do País do Sol Nascente”, por Luís Barradas e Paulo Morais
21h30 - Showcooking pelo chef Sergio Perez
22h30 - Teatro de rua
(Música ambiente: Dia da Guitarra Portuguesa e da Guitarra de Flamenco)

Dia 2 - “O peixe de Setúbal falado em espanhol”
09h30 - Vamos à praça com o chef Sergio Perez
12h00 - Abertura do recinto
13h30 - Almoço gourmet “Wine and Cooking”, com Sergio Perez e Luís Lopes
18h30 - Workshop “Vinhos, copos e Iniciação à prova", por Mário Louro
19h30 - Lançamento do Livro “A cozinha divina”, de Chakall
21h00 - Showcooking “Duetos Imprevistos”, com o chef Chakall e o enólogo Jaime Quendera
23h00 - Chillout – Covers de saxofone
(Música Ambiente: Dia do Saxofone)

Dia 3 - “França, Itália e o Peixe do Sado”
09h30 - Ida à praça com os chefs, seguido de brunch com a comunicação social no Mercado do Livramento – chefs Xavier Mathieu e Flávio Morganti
12h00 - 13h00 - Palestra “As crianças e uma alimentação feliz”, por Laura Pereira
13h00 - Showcooking, pelo chef Xavier Mathieu
14h30 - Workshop “Café… identifique sabores”
17h30 - Workshop “Ostras do Sado, o nosso produto premium”, por Paulo Anacleto e Pedro Cunha. Degustação de ostras com o chef Xavier Mathieu
19h30 – Showcooking, com o chef Augusto Gemelli
21h00 - Jantar gourmet, com o chef Flávio Morganti e Luís Lopes
22h30 - “Stand up comedy”
23h30 - DJ Party
(Música ambiente: Dia do Violoncelo e do Violino)

Dia 4 – “Suécia e França, Espanha e Itália entre Setúbal e Tróia”
11h00 - Abertura: início do concurso "Jovem Cozinheiro"
12h00 - Workshop “Azeite… fusão de sabores”
13h00 - “Wine and Cooking”, com o chef KC Wallberg e Manuel Moreira
14h00 - Almoço com participação dos jovens cozinheiros e chefs envolvidos no evento, preparado por todos
15h30 – Encerramento com discurso e entrega de prémio ao vencedor do concurso "Jovem Cozinheiro"
(Música ambiente: Guitarra portuguesa e apontamentos de fado)

27.6.2010 - 22:32

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.