Conta Loios

moldura

Workshop sobre novo conceito de «sem-abrigo» em Setúbal
Apresentação da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas Sem-Abrigo

Workshop sobre novo conceito de «sem-abrigo» em Setúbal<br>
Apresentação da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas Sem-AbrigoO novo conceito de sem-abrigo e a estratégia adotada de combate a este fenómeno, a nível nacional e local, são dois dos temas a desenvolver num workshop que se realiza no dia 9, na Casa da Baía, em Setúbal.

O encontro, com início às 09h30, é promovido pelo NPISA – Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo, entidade criada em 2010, no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração do Sem-Abrigo.

A sessão de abertura do workshop, intitulado “Tecer a Mudança”, está a cargo da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, do presidente da Cáritas Diocesana, Eugénio Fonseca, e da diretora regional do Instituto de Segurança Social, Fátima Lopes.

Segue-se, às 10h00, a apresentação da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas Sem-Abrigo, pelo GIMAE – Grupo de Implementação Monitorização e Avaliação da Estratégia.

Antes de um espaço para o debate, é apresentado, às 11h00, pelas entidades parceiras, o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Setúbal.

O NPISA, que desenvolve no concelho de Setúbal todo um trabalho de prevenção, intervenção e acompanhamento de sem-abrigo, é composto por diversas instituições, como o Agrupamento dos Centros de Saúde de Setúbal e Palmela, a Associação CASA – Delegações de Setúbal e Azeitão, a Câmara Municipal de Setúbal, a Cáritas Diocesana de Setúbal, o Centro Hospitalar de Setúbal e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal.

As outras instituições que fazem parte do NPISA são Direção-Geral de Reinserção Social – Equipa de Setúbal 1, IEFP – Centro de Emprego de Setúbal, Instituto da Droga e da Toxicodependência, Instituto da Segurança Social, IP – Centro Distrital de Setúbal, Polícia de Segurança Pública e Rede Europeia Antipobreza/Portugal.

Depois do almoço, às 14h00, a ação do NPISA é o tema central do painel que aborda as questões sobre o conceito, os instrumentos de trabalho, o papel do gestor de caso e a circulação de informação.

Antes de finalizar este workshop, às 16h00, procede-se à análise de casos práticos de procedimento em situações de sem-abrigo.

28.10.2011 - 0:38

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.