Conta Loios

moldura

Doações online do Banco Alimentar recolhe 90 toneladas de alimentos
e supera resultados da campanha de Maio

Doações online do Banco Alimentar recolhe 90 toneladas de alimentos <br>
e supera resultados da campanha de Maio O portal online de doação de alimentos para o Banco Alimentar - www.alimentestaideia.net – recolheu um total de 90 toneladas de alimentos, num valor total de 105.292,77 euros, ultrapassando, assim, em 22 toneladas o volume de alimentos doados online em Maio. Ao portal acederam mais de 60.000 internautas, a partir de 91 países.

A campanha de recolha de alimentos no canal online decorreu em simultâneo à campanha em supermercados e à campanha de Ajuda Vale.

A campanha de recolha de alimentos promovida pelo Banco Alimentar contra a Fome e que, à semelhança da campanha de Maio, decorreu também no canal online em www.alimentestaideia.net, concluiu ontem, dia 4 de Dezembro, a angariação de bens alimentares doados online, ultrapassando a quantidade de alimentos doados em Maio. Entre 24 de Novembro e 4 de Dezembro, foram doados online 90 toneladas de alimentos, por 3.135 doadores, perfazendo um total de 105.292,77 euros. O portal foi acedido por 91 países, destacando-se entre os principais doadores, além de Portugal, a Suíça, França, Brasil e Angola reflectindo o elevado envolvimento solidário além fronteiras, sobretudo pelos Portugueses residentes no estrangeiro.
O portal que contou com mais de 60.000 visitas e 43.000 visitantes únicos, sendo as principais fontes de acesso ao portal os canais MSN.pt (que só no dia 26 de Novembro gerou cerca de 24,000 cliques no portal), seguido do Facebook, do próprio website do Banco Alimentar e do Sapo.

Crescimento de 24% nas doações online

Até ao final da campanha online, que terminou ontem, dia 4 de Dezembro, foram contabilizadas 90 toneladas de alimentos, num total de 105.292,77 euros, sendo expectável que este número cresça ainda nas próximas semanas, quando o sistema Paypal processar a totalidade dos pagamentos pendentes e quando todos os utilizadores que optaram pelo sistema de pagamento Multibanco procedam ao efectivo pagamento da doação, pois só nesse momento o contador online de doações será actualizado.
O alimento mais doado foi o leite, com 45,637 litros, seguido do azeite com 11,937 litros, do açúcar com 11,484 toneladas, do óleo com 10,589 litros, das salsichas com 6,376 toneladas e do atum com 2,324 toneladas. Todos estes valores estão disponíveis no portal de doação em http://www.alimentestaideia.net, bem como o respectivo valor monetário pago pelos doadores.
18% dos doadores optaram pelo sistema de pagamento VISA/Paypal e os restantes pelo Multibanco. A média das doações online foi de 33,5€ , tendo a maior doação sido de 20.000,00€. Online foram ainda doados 6.000 cabazes, o que permitiu incrementar a lista de produtos doados face a Maio de 2011.

De acordo com Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa de Bens Alimentares, “esta campanha no canal online superou amplamente as nossas melhores expectativas e demonstra, uma vez mais, que apesar do contexto particularmente difícil que atravessamos, é possível criar uma rede social e humanitária e ajudar quem se encontram em situação de maior dificuldade. É extraordinário e, simultaneamente, gratificante, assistir ao potencial que esta campanha no canal online têm em gerar um verdadeiro cordão humano, mas acima de tudo perceber que apesar de todas as adversidades, podemos fazer a diferença.”
O portal de doação de alimentos apresentou para a campanha de Novembro novas funcionalidades. Mantendo a simplicidade de utilização, o portal passou a oferecer uma opção nova de alimentos, o “cabaz família”, a pensar nas muitas empresas que fizeram doações online, bem como duas novas formas de pagamento, em adição ao Multibanco: VISA e o sistema Paypal, facilitando, assim, os pagamentos efectuados, sobretudo a partir do estrangeiro.

A campanha de recolha de alimentos no canal online decorreu de 24 de Novembro a 4 de Dezembro e a plataforma de doação voltará a abrir para recepção de alimentos doados a 24 de Maio de 2012, juntamente com a recolha de alimentos nos supermercados. Até lá, manterá a actualização periódica de informação estatística referente à distribuição dos alimentos doados.
O portal de doações www.alimentestaideia.net foi desenvolvido em Abril de 2011, pela Link Consulting, em tecnologia Windows Azure™ e modelo “cloud computing”, tendo sido oferecido à Federação Portuguesa de Bancos Alimentares contra a Fome pela Microsoft Portugal.

6.12.2011 - 12:48

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.