Conta Loios

as escolas

«Aprende a Reutilizar com o TIPEX» Escola Elias Garcia de Almadaé a vencedora
Escola do distrito de Setúbal vence passatempo do TIPEX

«Aprende a Reutilizar com o TIPEX» Escola Elias Garcia de Almadaé a vencedora<br>
Escola do distrito de Setúbal vence passatempo do TIPEX <br>
A Escola Elias Garcia, na Sobreda, no concelho de Almada, distrito de Setúbal, foi a grande vencedora do passatempo «Aprende a Reutilizar com o TIPEX».

O passatempo decorreu no âmbito do Programa Oxygénio do Cetelem e em parceria com o Jardim Zoológico. Como prémio todos os meninos que participaram no projecto, bem como os professores, foram convidados a visitar o Zoo.

«Aprende a Reutilizar com o TIPEX» foi uma acção que surge no âmbito do apadrinhamento do Cetelem ao Parque dos Tigres-brancos, no Jardim Zoológico. O desafio lançado pedia que as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentassem um projecto, no qual recriariam a sua visão sobre a importância da conservação das espécies e, em especial do Tigre-branco, utilizando unicamente materiais reutilizáveis.

«Participámos neste projecto como complemento da disciplina de Estudo do Meio, onde aprendemos mais sobre os animais, em especial os animais em vias de extinção. A ideia dos alunos foi colocar no trabalho características do tigre-branco, território e caça. Escolhemos elaborar um postal “gigante” com um “pop-up”, utilizando materiais recicláveis, como recortes de revistas, rolhas, embalagens de café e papel», explica Vanda Jorge, professora da Turma A do 2.º ano da Escola Elias Garcia.

Para Diogo Lopes Pereira, director de Marketing do Cetelem, esta acção «baseou-se numa actividade pedagógica que procurou sensibilizar as crianças para a importância da preservação do meio ambiente e de espécies em vias de extinção. Ao desafiarmos as escolas a desenvolverem um projecto à sua escolha, mas que representa a sua visão de um caso em específico, como é este dos Tigres-brancos, estamos a estimular a sua criatividade e, simultaneamente, a apelar à sua consciência cívica.»

A parceria do Cetelem com o Jardim Zoológico começou em 2008 com o apadrinhamento do Parque dos Tigres-Brancos. Desde então, o Cetelem já desafiou as escolas do 1.º ciclo a baptizarem o Tigre-Branco, que acabou por ficar com o nome de TIPEX (Tigre Por Excelência), a escreverem um livro de contos e a gravarem um Hino em que o protagonista é o felino.

12.7.2011 - 12:05

Imprimir   imprimir

PUB.

PUB.





Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design. Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.