cultura
20 anos depois em Sesimbra
River Gurara – O naufrágio do Cabo Espichel
A Associação Tridacna em parceria com a Escola de Mergulho Nautilus Sub e a Agência de Turismo Viagens Para Todos irão assinalar a data do naufrágio do cargueiro nigeriano que a 26 de Fevereiro de 1989 se afundou ao largo do Cabo Espichel, em Sesimbra. Este foi considerado o maior naufrágio da altura.A Câmara Municipal de Sesimbra, a APSS, o Falcão Azul, a Searibs e o Peixe Voador estão a dar apoio à iniciativa que tem como media partner o Jornal Sem Mais.
Este evento tem também como objectivo abordar outros temas como a segurança no mar e o que evoluiu desde a data do acidente do River, em que as burocracias atrasaram o envio dos meios de salvamento. Outros dizem que a carga "obscura" transportada pelo navio, fez com que o seu comandante atrasasse o pedido de socorro.
Um pouco de história
Foi na madrugada do dia 26 de Fevereiro que o cargueiro nigeriano River Gurara embateu violentamente contra os rochedos do Cabo Espichel, sendo despedaçado por vagas de 6 metros. Os 175 metros deste cargueiro e a experiência do seu comandante, não foram suficientes para vencer a fúria do mar.
Uma avaria na casa das máquinas terá estado na origem desta tragédia que teve início pouco depois das duas horas da madrugada. Em terra, dezenas de pessoas assistiram à operação de salvamento por parte a Marinha Portuguesa.
A fragata "Comt. Hermenegildo Capelo", comandada pelo CFr Mota e Silva deu o apoio necessário à operação, para a qual foram necessários meios aéreos e grande bravura por parte da equipa de resgate, que nunca desistiu face à intempérie.
Vinte anos volvidos, o River Gurara é um dos maiores atractivos turísticos na área do mergulho em Portugal. Centenas de mergulhadores, oriundos de vários países, visitam todos os fins-de-semana o naufrágio do River Gurara, desconhecendo, muitos deles, a história deste cargueiro.
Estas questões serão abordadas em debate e também num especial River Gurara que será publicado no dia 28 do corrente.
Programa
Dia 27 – Camaratas da Fortaleza de Santiago
21.30h - Inauguração da Exposição "River – Memórias e Reencontro" a assinalar o dia do afundamento.
Dia 28 – Concentração junto à Nautilus Sub, Porto de Abrigo
09.00h - Cerimónia Evocativa do Naufrágio com colocação de uma placa no River Gurara por um grupo de mergulhadores.
09.00h - Mergulhos no River após a colocação da placa
09.00h - (acompanhantes) – passeio de barco
12.30h – Almoço (convidados)
18.00h - Mergulho Nocturno no River
21.30h - Palestra "Vinte anos" – Auditório Conde de Ferreira, Sesimbra.
Oradores convidados: José Tourais, Raul Tavares e outros a confirmar
Dia 01 – Ponto de Encontro junto à Nautilus Sub, Porto de Abrigo
09.00h - Mergulhos e passeio pedestre para os acompanhantes "Rota de Cezimbra"
12.30h - Almoço de confraternização no Restaurante Canhão II
15.30h - River Gurara "Os Documentários"
Reunião de vários Documentários sobre o River, ao longo dos 20 anos – Cine Teatro João Mota, Sesimbra.
* Sujeito a alterações e confirmações.
14.2.2009 - 14:13
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.

RSS
TWITTER
FACEBOOK