Conta Loios

reportagem

“Festa da Primavera” - Grupo dos Amigos do Barreiro Velho
Convívio e o reviver de outros tempos

 “Festa da Primavera” - Grupo dos Amigos do Barreiro Velho<br>
Convívio e o reviver de outros tempos <br>
“O Barreiro precisa de ganhar a alma que já teve e perdeu”

A música do grupo "Animae Vox" abriu as portas à “Festa da Primavera” nesta noite de sexta-feira, ou não fosse o intuito do Grupo dos Amigos do Barreiro Velho de dar voz à alma do Barreiro, o seu berço. Para além da música, a “Festa da Primavera” conta com inúmeras actividades que fomentam o convívio e o reviver de outros tempos.

Um desfile de profissões antigas, uma noite de fados e uma sessão de cinema ao ar livre no Largo Casal são algumas das iniciativas que vão ocupar estes três dias de festa.

A “Festa da Primavera” realiza-se de 9 a 11 de Maio, uma iniciativa levada a cabo pelo Grupo dos Amigos do Barreiro Velho e que conta com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro e Junta de Freguesia do Barreiro. Rosário Vaz considera ser esse “o momento alto” da actividade do grupo. Uma festa que começou com um concerto do grupo "Animae Vox", uma escolha que não podia ser mais acertada, pois como Rosário Vaz sublinha é com o intuito de dar voz à alma da cidade, ao Barreiro Velho, que o grupo surgiu: “O que nós pretendemos é dar alma ao Barreiro Velho, consideramos que se conseguirmos isso, temos os nossos objectivos cumpridos, porque o Barreiro precisa de ganhar a alma que já teve e perdeu”.

“Trazer a memória do que foi o Barreiro antigo”

Com uma programação diversa, onde predomina o convívio e o reviver de outros tempos, a “Festa da Primavera” amanhece com o Mercado das Flores e com o desfile de Trajes Antigos de profissões já extintas, uma iniciativa que Rosário Vaz diz não aparecer por acaso, o que diz ser “o tentar trazer para as pessoas, que ainda hoje vivem no Barreiro Velho, a memória do que foi o Barreiro antigo”. Assim, vendedeiras de tremoços, pescadores, lavradores, descarregadores de peixe e o típico fato domingueiro vão desfilar amanhã pelas ruas do Barreiro Velho. Trazendo à memória outros tempos e mostrando aos mais novos elementos da história vivida, o que Rosário Vaz considera importante: “encarnando as personagens, como alguns deles vão encarnar, tiveram de tentar saber quem eram aquelas pessoas e isso é um momento de aprendizagem”, realça.

Festa termina revivendo as sessões de cinema ao ar livre no Largo Casal,

A festa termina no domingo à noite com uma Sessão de Cinema ao ar livre no Largo Casal, uma iniciativa que conta com a colaboração do CineClube do Barreiro e que vai fazer reviver à risca uma tradição vivida nesse local: “não vai haver cadeiras para ninguém se sentar, quem for, vai levar a sua cadeirinha”, adverte. Quanto ao filme escolhido, não revela o nome mas diz que vai ser uma comédia: “para animar toda a gente”.

Feira da Ladra – “o Largo Casal enche-se às primeiras horas da manhã”

O Grupo dos Amigos do Barreiro Velho tem cerca de um ano e já desenvolveu uma série de iniciativas, desde as Festa dos Santos Populares, à Feira da Ladra em cada primeiro sábado de cada mês, que vai já na sua sétima edição. Quanto à adesão da população a essas iniciativas, Rosário Vaz diz ser “muito boa” e sublinha que, se nas primeiras edições da Feira da Ladra, apareciam quatro ou cinco vendedores, hoje “o Largo Casal enche-se às primeiras horas da manhã e começa a ser difícil encontrar um espaço, o que a nós nos anima muito”. O êxito da iniciativa considera que passa por surgir de forma natural, sem exigências e comenta: “quando começa a ser tudo muito regulamentado, penso que as coisas começam a perder a sua genuinidade”.

“Queremos realmente que cada vez mais jovens estejam connosco”

E se fala de um “núcleo duro” com cerca de nove elementos no grupo, neste momento diz contarem com cerca de 80 pessoas que quando são solicitadas aparecem para ajudar nas iniciativas. “ Praticamente de cada vez que fazemos uma actividade aparecem várias pessoas a quererem integrar o grupo”, sublinha. E nesse acréscimo realça o facto de os mais jovens também se mostrarem interessados, o que diz ir ao encontro do objectivo do grupo: “Não queríamos restringirmo-nos a um grupo etário específico, queremos realmente que cada vez mais jovens estejam connosco”.

“ Há coisas que quero ver renovadas e a florescer nesta terra”

Clara Porfírio tem 31 anos e colabora com o Grupo dos Amigos do Barreiro Velho desde Novembro passado. Começou por participar nas Feiras da Ladra e, quanto às razões que a levaram a aderir ao grupo, é peremptória: “tenho um amor muito grande por esta cidade”. E apesar de ter nascido em Lisboa, diz sentir-se barreirense e é com esse espírito que diz: “ Há coisas que quero ver renovadas e a florescer nesta terra”.

“Se a camada mais jovem se começar a interessar, as coisas seguem”

Desde a sua entrada no grupo diz ter sentido que as pessoas “se estão a motivar e querem colaborar” e realça a vontade dos mais jovens em participar no projecto, o que considera ser muito importante, inclusivamente para o futuro da cidade. E é nesse sentido que considera: “Acho que é muito importante motivar a geração mais nova para que possam conhecer a cultura e a parte histórica desta cidade, mesmo que ela esteja um pouco degradada neste momento”, ao que acrescenta: “se a camada mais jovem se começar a interessar, as coisas seguem”.

Noite de fados para fazer lembrar outros tempos

Em relação à “Festa da Primavera”, diz ser com muita expectativa que aguarda pela adesão da população, até porque comenta que enquanto andava a distribuir os panfletos da programação muitas pessoas ficavam “admiradas e interessadas” e diziam que as iniciativas lhes faziam lembrar outros tempos: “Quando falámos da Noite de Fados no Pátio dos Bichos, as pessoas ficavam contentes, há quem diga que lhes faz lembrar as típicas noites de baile”.

As próximas iniciativas agendadas pelo Grupo dos Amigos do Barreiro Velho são os Santos Populares, o que já aconteceu no ano passado e que vai voltar a animar as ruas do Barreiro Velho, sempre com o mesmo espírito: de deixar ouvir a alma do Barreiro.

Andreia Catarina Lopes
Programa da Festa da PRIMAVERA:

Dia 9 de Maio

21:00 Concerto - "Animae Vox"
- Igreja de Sta Cruz -

Dia 10 de Maio

10:00 / 18:00 Mercado de Flores
- Largo de Sta Cruz-

11:00 Desfile de Trajes Antigos de profissões já extintas
- ruas do Barreiro Velho - Saída do Largo de Sta Cruz.

21:30 Fados - Pátio dos Bichos ( petiscos e bebes!)

Dia 11 de Maio

11:00 Cantares alentejanos "Amigos do Barreiro"
- ruas do Barreiro Velho - Saída da R. Eusébio Leão ( a confirmar )

12:00 Piquenique - Av. da Praia.
( vamos todos participar e trazer o farnel ! )

Ao longo da tarde, junto do local do Piquenique:
1. Danças Modernas - Alunas da Escola Augusto Cabrita
2. Dança "As Sevilhanas" - orientação de Isabel Soares
3. Dança Contemporânea
4. Música Jazz - "Asarah"
21:00 Cinema ao Ar Livre - Largo Casal

10.5.2008 - 0:43

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.