Almada apresenta candidatura a Capital Portuguesa da Cultura 2028
A Câmara Municipal de Almada apresentou este sábado, dia 19, no Salão de Festas da Incrível Almadense, a candidatura oficial do concelho a Capital Portuguesa da Cultura 2028. Sob o mote "Confluência com Todas as Margens", candidatura foi apresentada este sábado no Salão de Festas da Incrível Almadense.

Por Jornal Rostos
A candidatura, cuja apresentação foi feita pela Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, assenta no conceito de confluência: Almada apresenta-se como um território de encontros, moldado ao longo de séculos por quem chegou pelo rio e ficou, por quem atravessou e permaneceu, por quem partiu e deixou legado.
A candidatura reconhece ainda os desafios trazidos pelo crescimento acelerado do concelho, com o risco de anonimato urbano e de acesso desigual à cultura. A resposta proposta passa por aproximar associações históricas e novos coletivos, cruzar gerações e alargar oportunidades culturais a todo o território, do Monte de Caparica à Trafaria, da Costa ao Pragal.
Nesta conferência de imprensa foram ainda divulgados os nomes dos embaixadores da candidatura de Almada a Capital Portuguesa da Cultura 2028, entre eles: António Gomes de Pinho, antigo secretário de Estado da Cultura, fundador e antigo presidente da Fundação de Serralves e atual presidente da Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva; a atriz, apresentadora e modelo, Fernanda Serrano; os músicos almadenses Carlão e António Manuel Pinto; a atriz e autora Ana Vilaça; o cartoonista e autor de BD almadense Nuno Saraiva; a escritora, dramaturga, guionista e cronista Luísa Costa Gomes; o ator e bailarino Romeu Runa; Rodrigo Francisco, encenador, dramaturgo e director artístico da Companhia de Teatro de Almada e do Festival de Almada; o músico e diretor artístico do Festival de Música dos Capuchos, Filipe Pinto Ribeiro; e a artista plástica Fernanda Fragateiro.
O anúncio da cidade vencedora será a 22 de março de 2027.













