ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE JOVENSALUNOS DO CONCELHO APRESENTAM PROPOSTAS PARA O BARREIRO

Por Jornal Rostos
No âmbito das Comemorações dos 30 anos da elevação do Barreiro a Cidade e dos 40 anos do 25 de Abril, desenvolveu-se o projeto “O Poder Local visto por dentro”, que visa promover junto dos alunos dos 2º, 3º ciclos e secundário uma cidadania ativa, possibilitando, desta forma, que os estudantes possam desenvolver ações que lhes permitam, enquanto cidadãos conscientes, participar ativamente na vida do Concelho e no desenvolvimento da mesma.
O projeto dividiu-se em três fases:
- De 10 de março a 2 de abril foi efetuada uma formação para todos os alunos sobre o Poder Local, as competências do Município e as alterações que a cidade sofreu ao longo de 40 anos.
- De 2 a 9 de abril decorreu uma pesquisa por parte dos alunos, onde deviam constar as transformações que a cidade sofreu após o 25 de Abril e as alterações nas freguesias.
- No dia 28 de maio realizou-se a Assembleia Municipal de Jovens onde foram debatidos os temas pesquisados e as diferenças encontradas nestes últimos 30 anos na Cidade do Barreiro, tendo como finalidade entender o que foi, o que é, e o que será num futuro próximo a Cidade do Barreiro.
Foram envolvidos no projeto o Agrupamento de Escolas de Alfredo da Silva (Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva), Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita (Escola Secundária Augusto Cabrita; Escola Básica 2/3 Padre Abílio Mendes), Agrupamento de Escolas de Casquilhos (Escola Secundária de Casquilhos; Escola 2/3 Quinta Nova da Telha) e Agrupamento de Escolas de Santo André (Escola Secundária de Santo André).
A Vereadora da Educação, Regina Janeiro, deu as boas-vindas aos alunos e enquadrou o tema da iniciativa. “Se não fosse o 25 de Abril de 1974 não poderíamos estar aqui a debater”, referiu a Autarca.
O Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, Frederico Pereira, conduziu os trabalhos. Na mesa estiveram os vereadores Sofia Martins, Regina Janeiro, Rui Lopo e Sónia Lobo e o Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho.
Os alunos do 8º A da Escola Alfredo da Silva apresentaram um trabalho realizado com os comerciantes do Centro da Cidade, questionando o impacto do Centro Comercial Forum Barreiro no Comércio Tradicional. Ao Presidente da CMB, questionaram o futuro da Escola Básica Conde Ferreira, que está, neste momento, desativada.
Carlos Humberto de Carvalho explicou que o Forum Barreiro foi construído numa zona que estava abandonada, permitindo a sua requalificação. Por outro lado, a empresa que construiu o equipamento executou também a requalificação da Avenida Alfredo da Silva, da Rua Stara Zagora e a reconstrução do Mercado Municipal 1º de Maio. “O que pretendíamos era um espaço que dinamizasse o Centro do Concelho com três polos: Forum Barreiro, Mercado Municipal e prevíamos construir um terceiro, na zona de Alburrica, com atividade lúdica, cultural e desportiva. O projeto do Forum não é um projeto isolado, insere-se numa visão integrada para o Centro do Barreiro”.
Relativamente à Escola Conde Ferreira, o que se pretende é que este equipamento seja um contributo para a dinamização do Barreiro Antigo e da Avenida da Praia, sendo no entanto necessário encontrar parceiros para a sua requalificação e dinamização.
Os alunos do 10º A da Escola Augusto cabrita, bem como os do 5º A da Escola Padre Abílio Mendes falaram sobre o espaço envolvente às duas escolas, que necessita de arranjos em termos de estacionamento, passeios, pavimentação e sinalização e apresentaram várias sugestões.
O Presidente da CMB explicou que a Autarquia não é a proprietária do terreno. Referiu que, aquando da urbanização daquela área, está prevista a requalificação do espaço envolvente às escolas e a criação de infraestruturas. Porém, a urbanização não pode avançar enquanto não estiverem definidos a construção e o percurso da Terceira Travessia do Tejo.
O Autarca propôs, no entanto, aos alunos que reúnam com o Vereador Rui Lopo, responsável pela área do Planeamento, de modo a encontrarem soluções provisórias que atenuem estes problemas verificados por alunos, professores e funcionários das escolas.
A dicotomia entre o antigo Hospital do Barreiro e o atual Hospital Nossa Senhora do Rosário foi o tema apresentado pelos alunos do 10º D da Escola Secundária de Casquilhos. Os alunos alertaram para a necessidade de diminuição das listas de espera, nomeadamente nas urgências, e o aumento excessivo das taxas moderadoras “o que pode levar a que algumas pessoas não tenham acesso à saúde por questões monetárias”.
Considerando a questão relativa ao Serviço Nacional de Saúde “muito pertinente”, Carlos Humberto de Carvalho lembrou a sua criação após o 25 de Abril e as vantagens que trouxe para o povo português. Porém, lamentou que hoje haja um “enfraquecimento deste SNS. Na prática não é gratuito e temos de pagar cada vez mais, tendo menos condições no sistema hospitalar para servir as pessoas”.
O Autarca alertou para a publicação da portaria nº 82/2014, que pode vir a reduzir serviços, especialidades, profissionais da área, o que irá diminuir a qualidade do SNS em geral e do Hospital Nossa Senhora do Rosário, em particular. Neste sentido fez o apelo para que “não desistam e, em conjunto com os profissionais, os utentes, a Câmara, defendam um hospital que sirva as pessoas”.
Os alunos da Escola Quinta Nova da Telha abordaram o passado histórico do Barreiro ligado aos descobrimentos e à indústria, referindo que, com a desindustrialização, “perdeu-se emprego e população”. Apresentaram soluções para o desenvolvimento do Concelho com a criação de acessibilidades e o incremento da atividade económica. Medidas também defendidas pelo Presidente da CMB. “Temos de transformar o Concelho como uma Cidade central na Área Metropolitana de Lisboa”. Neste sentido, Carlos Humberto de Carvalho referiu que “estamos a trabalhar para que a zona da Quimiparque seja um polo de desenvolvimento e para isso queremos a atividade portuária, para trazer novas empresas e criação de riqueza. É preciso a construção das pontes Barreiro-Seixal e Barreiro-Montijo e a Terceira Travessia do Tejo”.
Por último, os alunos do 11º F, da Escola de Santo André, apresentaram projetos para resolver alguns problemas de tráfego rodoviário no Barreiro e questões relativas às carreiras dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB).
Assinalaram a necessidade de construção de rotundas em determinados cruzamentos do Concelho que, na sua maioria, estão estudadas pela Autarquia, sendo mesmo possível concretizar, segundo referiu o Presidente da CMB.
Em relação aos TCB, o Autarca sugeriu uma reunião com o Vereador Rui Lopo no sentido de apresentarem as propostas e em conjunto com os serviços da Autarquia encontrarem possíveis soluções.
No final da sessão, Carlos Humberto de Carvalho lembrou que, quando era jovem, “na vossa idade nós não podíamos dizer o que pensávamos e tínhamos de ir a guerra colonial. Jovens nossos amigos morreram na guerra”. Salientou que “valeu a pena o 25 de Abril e termos chegado até aqui, apesar das dificuldades e dos retrocessos. Se não abdicarmos das nossas ideias, alcançaremos mais tarde os nossos objetivos. É preciso fazer com que o mundo pule e avance todos os dias com a nossa intervenção”.
Fonte - CMB













