Saltar para o conteúdo
Bastidores

Transportes na Área Metropolitana de LisboaSobre a reformulação do sistema tarifário

O Conselho Metropolitano de Lisboa aprovou uma proposta do do Grupo de Trabalho da Mobilidade e Transportes da Área Metropolitana de Lisboa sobre a reformulação e expansão do sistema tarifário na AML, que prevê "alguns avanços no plano das coroas", mas "não responde a questões nucleares para os municípios, como sejam os preços e a integração de todos os operadores".
A proposta aprovada - "não reúne condições para merecer parecer favorável dos municípios".

2 min de leitura
Transportes na Área Metropolitana de Lisboa Sobre a reformulação do sistema tarifário

Por Jornal Rostos

NOTA DE ESCLARECIMENTO À IMPRENSA

Tendo sido verificado que foi posta a circular erroneamente na internet e noutros meios de comunicação social uma notícia, dando conta que o Conselho Metropolitano de Lisboa teria aprovado hoje uma proposta de reformulação do sistema tarifário dos transportes na Área Metropolitana de Lisboa, incumbe-me o Senhor Primeiro-Secretário da Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa, Eng.º Demétrio Alves, de prestar o seguinte esclarecimento:

O Conselho Metropolitano de Lisboa aprovou hoje as conclusões de uma reunião do Grupo de Trabalho da Mobilidade e Transportes da Área Metropolitana de Lisboa, realizada no passado dia 12 de setembro de 2014, a qual teve como objectivo apreciar uma proposta de trabalho sobre a reformulação e expansão do sistema tarifário na AML, remetida pela Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa (AMTL), e na qual foi acordado transmitir à AMTL que:

1. O documento, apesar de conter alguns avanços no plano das coroas, não responde a questões nucleares para os municípios, como sejam os preços e a integração de todos os operadores, pelo que não reúne condições para merecer parecer favorável dos municípios.

2. Quanto ao financiamento, a Proposta da AMTL mantém as questões que logo na versão inicial mereceram discordância dos municípios e que não levam em linha de conta que o alargamento da atratividade do sistema de transportes aumentará o número dos utentes e das receitas, e que os utentes portugueses pagam muito acima da média dos restantes países europeus.

3. Solicitar que a AMTL envie os dados em falta até ao final do mês de Setembro, a saber: sistema tarifário delineado para o efeito e perspetivas de evolução futura nos próximos 10 a 15 anos, de modo a que o Grupo de Vereadores da Mobilidade e Transportes se possa pronunciar em posse de todos os dados desta matéria.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção