Saltar para o conteúdo
Bastidores

A excelência das praias da vila de Sesimbraé acompanhada pela excelência da sua marginal

As recentes intervenções na frente marítima de Sesimbra, que contorna uma das mais belas baías de Portugal, permitiram aumentar as áreas pedonais, organizar o trânsito, recuperar a Fortaleza de Santiago, criar zonas de descanso e contemplação e construir um conjunto de novos acessos aos areais e equipamentos de praia.

2 min de leitura
A excelência das praias da vila de Sesimbra é acompanhada pela excelência da sua marginal

Por Jornal Rostos

A excelência das praias da vila de Sesimbra é acompanhada pela excelência da sua marginal, um dos “ex-libris” do concelho e da região, que se enche de gente,
tanto nas noites quentes de verão como nos fins de semana de inverno.

Um passeio de cerca de um quilómetro, sempre à beira-mar leva-nos desde a Praça da Califórnia até ao Hotel do Mar, passando pela Fortaleza de Santiago, onde foi recentemente instalado o Museu Marítimo, ou pelo Largo da Marinha, local onde antes os pescadores contemplavam o mar.

Na zona nascente, ou “Caneiro”, como é conhecido na vila, nota-se o recorte da Serra da Arrábida que, daquele ponto, sobe para a escarpa calcária sobre o mar mais alta da Europa.

Na zona poente, o pontão, as luzes e a azáfama do Porto de Abrigo moldam a paisagem e afirmam a tradição pesqueira desta terra. Neste curto percurso, à beira-
mar, convive-se de perto com o comércio tradicional, em especial com as esplanadas e os estabelecimentos de hotelaria e restauração, que disponibilizam a quem passa o peixe e os mariscos de Sesimbra.

Como forma de preservar este espaço público de grande valor turístico para a vila, a Câmara Municipal tem levado a cabo um conjunto de pequenas operações
de manutenção, que muitas vezes não são percetíveis mas que no seu conjunto permitem que a Marginal (Av. dos Náufragos, Rua da Fortaleza, Av. 25 de Abril e Praça da Califórnia) continuem a ser um dos locais de referência.

A limpeza dos taludes de acesso às praias, o tratamento do mobiliário urbano, a intervenção na “sapata” em frente à Sociedade Musical Sesimbrense, a lavagem
semanal da marginal e rampas de acesso à praia na época balnear, a reformulação dos sistemas de iluminação com recurso a tecnologia “led”, mais eficaz e económica, e a recolha de muitos dos cabos elétricos aéreos e a colocação de nova sinalética informativa nos acessos à praia são alguns exemplos dessas ações, efetuadas dia-a-dia pelos funcionários municipais.

Fonte - CMS

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção