Saltar para o conteúdo
Bastidores

Assembleia Municipal do Barreiro (II)Propor ao IPPAR classificação do Forno da Mata da Machada
. defende Ana Pires, Presidente da JF Palhais

Helder Madeira, PCP, considerou que o projecto de construção das instalações da Policia de Segurança Pública, no Quimiparque é uma cedência à direita pelo executivo socialista.
Emídio Xavier, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, expressou a opinião que o fundamental é melhorar a segurança da cidade e o bem estar dos cidadãos.

5 min de leitura
Assembleia Municipal do Barreiro (II) Propor ao IPPAR classificação do Forno da Mata da Machada . defende Ana Pires, Presidente da JF Palhais

Por S.P.

A Presidente da Junta de Freguesia de Palhais, Ana Pires, PCP, na primeira intervenção na reunião da Assembleia Municipal do Barreiro (após o período de discussão das moções, que relatámos na primeira abordagem da reunião da Assembleia Municipal) dirigindo-se ao Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, referiu : “Cumpre-me informá-lo” que a Junta de Freguesia de Palhais vai solicitar ao IPPAR a “classificação de interesse público dos Fornos da Mata da Machada” sublinhando que este património é dos “mais marcantes do período dos descobrimentos”.
A autarca recordou que o executivo liderado pelo PCP tinha desenvolvido um projecto de arquitectura destinado a concretizar um programa de Museológico no contexto do espaço envolvente aos Fornos da Mata da Machada, que, não foi dinamizado pelos socialistas, e, na sua opinião terá ido “para o fundo da gaveta” e “o senhor presidente parece desconhecer”.
A autarca manifestou as suas preocupações com o património da sua freguesia e trouxe ao debate o que classificou de destruição de uma Nora, bastante antiga, que foi destruída – “o promotor urbanístico fê-la desaparecer”.
Ana Pires, com ironia, comentou que com a sensibilidade que o actual executivo municipal está a manifestar pelo património – “ a Igreja de Palhais que se cuide”.
Em resposta a esta opinião da autarca de Palhais, Emídio Xavier, PS, começou por manifestar a sua estranheza pelo facto de, durante anos, a Presidente da Junta de Freguesia de Palhais, não ter manifestado estas preocupações, sublinhando porque– “não fez estas pressões durante décadas”, dado que o Forno da Mata da Machada já existe há muitos anos e o projecto nunca passou de projecto.
Sobre a destruição da Nora, Emídio Xavier disse não ter conhecimento e que na unidade operativa do PDM, não constava qualquer referência a esse património – “será que os executivos anteriores não sabiam da existência da Nora ?”.

Instalações da PSP no Quimiparque

Helder Madeira, PCP, referiu os aspectos positivos, para os que lutaram, contra a política de direita que há anos existe no país e considerou necessária uma política de esquerda que seja “uma política alternativa à política de direita”.
Manifestou o seu desejo que, caso o PS ganhe as próximas eleições, não proponha, de novo, a construção da ETRI para o Barreiro.
Helder Madeira criticou o PS por se ter optado pela abstenção, na Assembleia da República, nas propostas apresentadas pelo PCP para o PIDDAC, nomeadamente para o Centro de Dia de Santo André, obras na sede da SIRB “Os Penicheiros”, Parque desportivo do Santoantoniense e acessibilidades Barreiro- Moita.
Acerca da construção das instalações para a Divisão da Policia de segurança Pública, no Quimiparque, Helder Madeira criticou e considerou que o executivo municipal está a ceder a “pressões da direita”.
Sobre este assunto Emídio Xavier, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, PS, sublinhou que as opções que estão a ser tomadas no sentido da construção das instalações da Polícia de Segurança Pública no Quimiparque, embora não sendo uma opção que faça com agrado, nem pretendendo substituir o Poder Central, considera que tal é uma opção que é feita a pensar nos “cidadãos do Barreiro” procurando contribuir para resolver um problema importante para o concelho.
Ainda em resposta a Helder Madeira, António João Sardinha, PS, sublinhou que o PS votou, na Assembleia da República, todas as alterações do PIDDAC “que tinham contemplado orçamento”.

Rotunda em Casquilhos : sim ou não ?

O Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, João Raio, PCP, saudou a qualidade com que decorreu o Seminário, promovido pela Divisão dos Assuntos Sociais, sobre o combate e luta contra a pobreza e lamentou a forma como decorreu o concerto do aniversário da Banda Municipal do Barreiro.
O Presidente da Junta de Freguesia do Alto do Seixalinho, José Antunes, PCP, trouxe para o debate a necessidade de ser construída uma rotunda na ligação entre a Avenida MFA e a Rua Calouste Gulbenkian, dado que ali estão registar-se diversos acidentes.
O autarca recordou que a Câmara Municipal do Barreiro o informou que a construção da rotunda seria considerada quando da construção de uma Estação de Combustíveis, que estava prevista para aquele local, mas, entretanto, como a referida Estação de Combustíveis irá ter outra localização, agora, foi informado pela CMB que a referida rotunda “já não se justifica”.
O autarca reclama a rotunda como necessária e recordou que já existe um abaixo assinado de moradores a exigir a sua construção, perante isto disse : “vejam lá se se entendem”.
Emídio Xavier, PS, sobre este assunto, recordou que a mesma era considerada uma necessidade no contexto da construção da Estação de Combustíveis, agora, sublinhou, poderão existir outras soluções, não sendo necessariamente a construção de uma rotunda, aquela que se justifique no sentido de solucionar os problemas existentes naquele local.

Associações não são “mendigos de estimação”

Cardoso Ferreira, PS, começou por recordar que é competência da Assembleia Municipal do Barreiro fiscalizar o executivo, mas gostava que a avaliação que é feita pelos deputados – “não ficasse só pelo negativo”.
Na sua opinião há aspectos positivos, entre os quais salientou a realização do Seminário sobre a “Carta de Princípios” e “Projecto de Apoio ao Associativismo” que poderá ser o caminho para estimular políticas de parceria entre as associações e a Câmara Municipal do Barreiro, de forma a que as associações deixem de ser tratadas como “mendigos de estimação”.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção