Saltar para o conteúdo
Bastidores

Embaixador da Cidade de Setúbal Herman JoséUm dos agraciados com a Medalha de Honra da Cidade no Feriado Municipal

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou ontem, em reunião pública, a lista de personalidades e entidades que vão receber as Medalhas Honoríficas da Cidade na cerimónia comemorativa do Dia de Bocage e da Cidade, 15 de Setembro, feriado municipal.

3 min de leitura
Embaixador da Cidade de Setúbal Herman José Um dos agraciados com a Medalha de Honra da Cidade no Feriado Municipal

Por Jornal Rostos

A lista de atribuição de distinções inclui o agraciamento com a Medalha de Honra da Cidade em diferentes classes, consoante os quadrantes do panorama social em que se destacaram personalidades e instituições “de forma particularmente notória e nas mais diversas áreas, em algum momento da história local, ou continuadamente”, sublinha a deliberação camarária.

Na classe Cultura, a Câmara Municipal distingue o ator e encenador Carlos Curto, o escultor Virgílio Domingues, o ator Manuel Marques, o humorista, ator e embaixador da Cidade de Setúbal Herman José e ainda Oliveiros Sobral do Rosário, ensaiador de marchas e promotor de diversos projetos culturais no concelho.

Nesta classe são, igualmente, agraciados a AMEC – Associação Música, Educação e Cultura e o grupo de voluntários do projeto “Memórias – Museu do Trabalho/Arquivo Américo Ribeiro”, constituído por José Pedrosa, a título póstumo, Raul Gamito Gomes, Rogério Vaz de Carvalho e Alberto Sousa Pereira.

O fundador da ACM Setúbal, Mário de Melo Pereira, a título póstumo, e o médico Luís Machado Luciano são agraciados com a Medalha de Honra da Cidade nas classes de Associativismo e Sindicalismo e de Ciência e Tecnologia, respetivamente.

No Desporto, são distinguidos com a Medalha de Honra da Cidade em 2018 o Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal, o enfermeiro das seleções nacionais de futebol Carlos Martinho e o diretor da Volta a Portugal em Bicicleta e embaixador de Setúbal, Joaquim Oliveira.

A Casa do Cego, em Vila Nogueira de Azeitão, uma das mais históricas pastelarias do concelho, especializada em tortas de Azeitão, e o Minimercado Cardoso, fundado em agosto de 1900, em Vendas de Azeitão, recebem a distinção honorífica na classe Comércio.

Na classe Paz e Liberdade são agraciados o Movimento Democrático das Mulheres, a primeira mulher enfermeira paraquedista portuguesa Maria Arminda dos Santos, o antigo autarca José Manuel Carvalho da Silva e, a título póstumo, Benjamim Carvalho, um dos fundadores do Partido Socialista de Setúbal, sindicalista e autarca.

Também José Récio, empresário com papel importante no processo de paz e promoção de projetos sociais em Angola, é distinguido com uma medalha nesta classe no Dia de Bocage e da Cidade.

Na classe Indústria, o homenageado é José António Rodrigues, presidente do conselho de administração da Lisnave.

Na classe Turismo são agraciados António Maria Saramago, conceituado e premiado enólogo azeitonense, fundador da empresa António Saramago-Vinhos, Henrique Soares, presidente da Associação de Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal e da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, o empresário da náutica de recreio João Barbas de Oliveira e a empresa de observação de golfinhos Vertigem Azul.

Fonte - CMS

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção