Voluntárias/os que desde 2009 desenvolvem ações de intervenção ambientalMunicípio de Palmela e «Brigada do Mar promovem remoção alargada de resíduos

Por Jornal Rostos
O arranque simbólico e apresentação da iniciativa, que abrangerá a zona das Marquesas e Vila Amélia, na Freguesia de Quinta do Anjo, aconteceu junto ao Parque Industrial da Autoeuropa e contou com as presenças de algumas entidades parceiras, de Simão Acciaioli, da “Brigada do Mar”, do Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, da Vereadora Fernanda Pésinho, do Comandante da GNR de Palmela, do Presidente da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, voluntárias/os daquela associação, dirigentes municipais e jornalistas.
Nos dias que antecederam a iniciativa, numa operação de reconhecimento, a ONG retirou da zona um contentor de 32 metros cúbicos de eletrodomésticos e um contentor de 20 metros cúbicos com pneus, para além de grandes quantidades de peças automóveis e entulho.
Alertar a população para a necessidade de denúncia das situações de despejo ilegal de resíduos e educar e sensibilizar para a utilização dos meios disponibilizados pela autarquia, a Associação “Eletrão” e outros operadores na recolha deste tipo de resíduos são os objetivos da ação que abrange, ainda, uma área mais vasta de descontaminação da Serra da Arrábida.
No início da sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Palmela saudou a iniciativa pela ajuda na mobilização para uma cidadania mais ativa. “Foi extraordinário terem vindo ao nosso encontro, ao nosso território e mobilizar e ajudar a consciencializar a população sobre a necessidade de termos uma cidadania mais ativa nesta matéria do Ambiente. É preciso mobilizarmo-nos todos, organizações governamentais, autarquias, autoridades e cada um de nós, individualmente, neste desígnio”.
Álvaro Balseiro Amaro sublinhou que “estamos no maior território da AML, com uma centralidade estratégica, muitas pressões e esta questão do abandono de resíduos no nosso concelho é de facto um flagelo. Batemos, nos últimos anos, todos os recordes de recolha de resíduos, temos tido algumas ações de fiscalização e ações concertadas com a GNR e com o SEPNA para tentar encontrar quem mais prevarica”.
Constituída por um grupo de voluntárias/os que desde 2009 desenvolve ações de proteção da biodiversidade e de intervenção ambiental, com especial foco na descontaminação e limpeza de praias da orla marítima, a “Brigada do Mar” já retirou, ao longo de 12 anos, mais de 860 toneladas de resíduos do litoral, descontaminando mais de 1.700 quilómetros de costa, durante mais de 450 dias efetivos de limpeza, com o envolvimento de 6.200 voluntárias/os.
Conheça o programa comemorativo do Dia Mundial do Ambiente no Município de Palmela e ao longo do presente mês acompanhe esta ação de limpeza de resíduos em www.cm-palmela.pt e nas redes sociais Palmela Município













