Saltar para o conteúdo
Bastidores

MONTIJO - Nuno Canta apresenta estratégia para Investimento Territorial Integrado na AMLInvestimento para o horizonte 20 30 é estimado em 22 milhões de euros

Na reunião da Câmara Municipal do Montijo realizada no dia 28 de junho, o presidente Nuno Canta anunciou que foi aprovado na segunda-feira, dia 26 de junho, em reunião da AML o Investimento Territorial Integrado para o horizonte 2030 e que o município do Montijo apresentou a sua estratégia de investimento.

4 min de leitura
MONTIJO - Nuno Canta apresenta estratégia para Investimento Territorial Integrado na AML Investimento para o horizonte 20 30 é estimado em 22 milhões de euros

Por Jornal Rostos

A estratégia de investimento do Município do Montijo contempla uma carteira de intenções de investimento, que foi apresentada à AML para incorporar este Investimento Territorial Integrado, agora aprovado. “O objetivo é futuramente submeter candidaturas para o cofinanciamento de ações de investimento nos seguintes domínios: eficiência energética, adaptação às alterações climáticas, conservação da natureza e património natural, mobilidade urbana sustentável, igualdade de oportunidades e acesso à educação e cultura, bem como regeneração e qualificação urbana” explicou o autarca.

“O montante de investimento necessário para concretizar todas as ações materiais e imateriais previstas na estratégia de investimento do Montijo, no âmbito do Investimento Territorial Integrado na AML para o horizonte 20 30, é estimado em 22 milhões de euros com um cofinanciamento de 40% aplicável à região de Lisboa, de acordo com o novo quadro comunitário de apoio” afirmou ao presidente.

De entre os investimentos que fazem parte da estratégia de investimento do município do Montijo, o autarca destacou os que considera “estruturantes para o futuro da cidade, em consonância com os compromissos políticos assumidos com os montijenses”.
Assim, afirmou o presidente, “No âmbito da eficiência energética, está prevista a requalificação do edifício dos serviços técnicos municipais, com o objetivo de aumentar a eficiência energética, reduzir consumos e custos de utilização, além da incorporação de dispositivos de gestão de energia para autoconsumo”.

Para a adaptação às alterações climáticas, “será criado um parque urbano na frente ribeirinha, promovendo a transição entre o rio e o espaço urbano. Serão implementadas bacias de retenção e barreiras físicas para proteger novas áreas da cidade em face da subida prevista do nível do mar”, afirmou.

No que diz respeito à conservação da natureza e património natural, será criado o corredor verde urbano ribeirinho referiu o presidente “estabelecendo uma ligação pedonal ribeirinha entre o centro da cidade e a praça dos pescadores, que será requalificada no âmbito deste projeto. Serão fortalecidas as estruturas verdes existentes e promovida a continuidade e unidade formal do espaço verde urbano”.

Quanto à mobilidade urbana sustentável, Nuno Canta anunciou estar prevista “a requalificação da Praça Gomes Freire de Andrade, com o objetivo de refuncionalizar o espaço público, melhorar a acessibilidade pedonal e a circulação viária” acrescentando que, simultaneamente, será realizada a requalificação do sistema de drenagem pluvial das águas que afloram nessa área.

Com o intuito de promover a igualdade de oportunidades e o acesso à educação, serão realizados investimentos em programas de apoio social específicos, que visam prevenir comportamentos aditivos entre a população mais jovem. “Será dado suporte tecnológico e digital aos alunos com necessidades educativas especiais, além de promover a inclusão ativa da população sénior. Também está prevista a construção do Centro Escolar de Pegões, com o objetivo de ampliar a oferta escolar e melhorar as condições de ensino numa freguesia que tem registado um significativo crescimento populacional”.

No domínio da regeneração e requalificação urbana, no que se refere ao acesso à cultura, o presidente declarou que “será realizada a obra de requalificação e ampliação da Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva. Esta intervenção visa ampliar os espaços destinados a eventos culturais, leitura e acervo, bem como criar uma nova ligação pedonal acessível ao espaço público a poente, entre a Avenida 25 de Abril e a praceta do Pátio d´Água”.

O presidente Nuno Canta manifestou a sua satisfação com a aprovação do Instrumento Territorial Integrado - ITI AML 2030 e reafirmou o compromisso da Câmara Municipal do Montijo em impulsionar o desenvolvimento sustentável do território, promovendo a qualidade de vida dos seus munícipes e contribuindo para o crescimento harmonioso da região metropolitana de Lisboa.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção