Saltar para o conteúdo
Bastidores

Projecto “Cidade do Cinema”Barreiro como “capital da inovação e novas tecnologias”

Investimento gerador de 4 mil postos de trabalho e que rondará os 140 milhões de euros

O projecto “Cidade do Cinema” poderá vir a tornar o Barreiro, no Século XXI, na “capital da inovação e novas tecnologias”, segundo o Presidente da Câmara Municipal, Emídio Xavier.
Este complexo está pensado de forma a tornar-se num dos principais centros de produção europeus, equiparando-se aos melhores estúdios mundiais

3 min de leitura
Projecto “Cidade do Cinema” Barreiro como “capital da inovação e novas tecnologias”

Por Jornal Rostos

A “Cidade do Cinema” é um projecto na área do Cinema, Televisão e Multimédia, a ser implantado num espaço de 30 hectares na Quimiparque. O investimento, gerador de quatro mil postos de trabalho e que rondará os 140 milhões de euros, combina todas as infra-estruturas necessárias para o funcionamento da indústria do audiovisual e espectáculos num só espaço, pretendendo agregar o maior número possível de operadores portugueses desta área.
Reunindo todas as condições para ser uma realização emblemática do país, o projecto tem vindo a ser desenvolvido pela empresa americana CDMI Productions, Inc., em colaboração com potenciais parceiros portugueses. A CDMI Productions, cujo accionista maioritário é o Luso-Americano Carlos de Mattos, é uma empresa líder na área da produção cinematográfica, contando com vários Óscares no seu palmarés. Pretende atrair para Portugal os grandes produtores americanos, tendo já conquistado o interesse por parte da Disney, da MGM e da Fox, entre outros. A Cinemate, primeira parceria portuguesa deste projecto, tem a capacidade de o adequar à realidade nacional e europeia.

Resultado de um ano de trabalho

Este projecto, segundo Emídio Xavier, tem vindo a ser desenvolvido desde há cerca de 1 ano e meio. A reunião, que decorreu, ontem, entre o Secretário de Estado da Indústria e Inovação, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, a Quimiparque, as empresas CDMI Productions e Cinemate, veio confirmar a futura instalação da Cidade do Cinema no Barreiro.

Empresas âncora trazem emprego e fixam os barreirenses

Segundo Emídio Xavier, este projecto, “fundamental para o desenvolvimento do Concelho”, permitirá a criação de “empresas âncora, que trazem emprego e fixam os barreirenses ao Barreiro”.
Este complexo está pensado de forma a tornar-se num dos principais centros de produção europeus, equiparando-se aos melhores estúdios mundiais. Com onze estúdios projectados, nomeadamente um estúdio para filmagens aquáticas e subaquáticas (beneficiando da proximidade com o Rio), estão também previstas instalações para todas as actividades da produção, incluindo Laboratório e um eventual pólo universitário na área dos audiovisuais, bem como para todas as áreas de apoio e de lazer.

Arranque previsto para 2007

Não obstante os estúdios destinados a televisão vocacionados para programas ao vivo, novelas e também séries de ficção e produção cinematográfica serem a principal mais-valia e atracção deste complexo, eles constituirão apenas uma parte dos muitos elementos importantes que serão requeridos para que a Cidade do Cinema seja um sucesso. A multi-funcionalidade dos espaços e a capacidade de resposta e adaptação a todas as necessidades da cadeia de produção serão as características que distinguem este projecto.

Constituído Grupo de Trabalho

Segundo explicou o vereador do Planeamento, Luís Pedro Cerqueira, este projecto, que possui todas as componentes para ser de interesse nacional, terá de ter todos os estudos concluídos e contratualizados até ao final do primeiro semestre de 2006. Para a realização dos estudos, foi criado um grupo de trabalho constituído pela autarquia, Quimiparque e Ministério da Economia.
Em 2007, a obra de construção da Cidade do Cinema já estará a avançar.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção