Saltar para o conteúdo
Bastidores

Alcácer do SalVila romana de Santa Catarina começa a ser escavada

A aldeia de Santa Catarina de Sítimos vai começar, na manhã da próxima terça-feira, a ser alvo de escavações arqueológicas que vão envolver os serviços da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, desempregados, jovens voluntários do concelho e de universidades nacionais.

2 min de leitura
Alcácer do Sal Vila romana de Santa Catarina começa a ser escavada

Por Jornal Rostos

A intervenção decorrerá até Julho e tem como objectivo pôr a descoberto a vila romana que se sabe existir naquele local, um terreno que pertence à autarquia desde 1984.

Na verdade, segundo recorda João Faria, vereador da cultura, “a vila romana foi identificada em 1977, quando se procedia a trabalhos de alargamento de uma rua naquela localidade. Apesar de, em 1984, a área pretendida para a concretização do Plano de Pormenor de Urbanização ter sido desanexada e passada para propriedade do município, e de em 1986 se terem iniciado trabalhos arqueológicos, inexplicavelmente estes foram parados até hoje, por desinteresse dos anteriores executivos da câmara”.

“Esta realidade vai agora ser mudada, já que o actual executivo está consciente do potencial turístico e cultural que a ocupação romana, em termos de musealização, pode trazer para a aldeia. Daí ter decidido levar a cabo a intervenção”, explica o responsável.

A iniciativa conta com a colaboração da Associação de Defesa do Património de Alcácer do Sal, da Junta de Freguesia de Santiago e da Associação de Futebol de Santa Catarina.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção