Câmara Municipal da MoitaAprova por unanimidade a subscrição de Declaração sobre a água
A Declaração dos Presidentes de Câmara e Eleitos Locais sobre a água, aprovada no 4º Fórum Mundial da Água aprovada, por unanimidade, pela Câmara Municipal da Moita, remete para a importância de assegurar o acesso à água e a água com qualidade, reflectindo a percepção das responsabilidades que os eleitos locais têm nesta matéria.

Por Jornal Rostos
A Câmara Municipal da Moita aprovou por unanimidade, na última reunião pública de Câmara, uma subscrição da Declaração dos Presidentes de Câmara e Eleitos Locais sobre a água, aprovada no 4º Fórum Mundial da Água, que se realizou, recentemente, na cidade do México, sob o tema “Acções Locais para o Desafio Global”.
Esta declaração remete para a importância de assegurar o acesso à água e a água com qualidade, reflectindo a percepção das responsabilidades que os eleitos locais têm nesta matéria.
1,2 biliões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável
O documento alerta para o facto de 1,2 biliões de pessoas no mundo não terem acesso a água potável, número que se prevê que aumente para 2,7 biliões, em 2025, e refere ainda que 5 milhões de pessoas morrem anualmente por doenças relacionadas com a água, sendo que mais de 2 milhões são crianças.
Por outro lado, a subscrição considera ainda que a água é um bem essencial à vida, que deve ser entendido como um direito e, sobretudo, deve ser garantido a todas as pessoas.













