Comemorações em SetúbalFestejar o 25 de Abril é festejar a liberdade
Um concerto de tributo a José Afonso, pela Companhia Bengala, e bailado "Eternamente, Não", pela Pequena Companhia da Academia Dança Contemporânea, quase encheram o Fórum Municipal Luísa Todi, ontem à noite.

Por Jornal Rostos
Durante o concerto, o director artístico e guitarrista do grupo, João Bengala, referiu-se a José Afonso como uma "alma ousada do morto que ainda comanda a armada", usando as palavras escritas por Fernando Pessoa sobre Fernão de Magalhães na "Mensagem".
O concerto foi antecedido pela projecção de um documentário sobre a Revolução dos Cravos, com a duração de cerca de 15 minutos, a que se seguiu um discurso da presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, que realçou os valores conquistados pela deposição da ditadura.
Garantir a liberdade de criar
Dirigindo-se aos mais jovens, a autarca salientou o facto de que, com o 25 de Abril, foi possível garantir a "liberdade de criar" e de se expressar "publicamente o fruto do constante, intenso e notável labor imaginativo e criativo".
Maria das Dores Meira recordou ainda que os "ideais de Abril só poderão ser considerados realizados quando se cumprirem algumas das metas então propostas e que continuam ainda, 33 anos passados, por alcançar plenamente".
Homenagear a resistência travada pelo povo português
A autarca sublinhou que "celebrar Abril é lembrar a corajosa iniciativa do movimento dos Capitães, é homenagear a resistência travada pelo povo português ao regime repressivo e evocar as lutas travadas ao longo das últimas três décadas na consolidação do regime democrático".
Acrescentou que celebrar esta data se prende também com "olhar para o futuro, reflectir sobre as novas causas que se avizinham e procurar soluções consentâneas com os valores que Abril inscreveu no sistema político e jurídico".
Engarrafamento nas ruas mais próximas do jardim da beira-mar
A madrugada de dia 25 foi abrilhantada, durante dez minutos, com um espectáculo de fogo-de-artifício, a que centenas de pessoas assistiram, tendo mesmo provocado um engarrafamento nas ruas mais próximas do jardim da beira-mar.
As comemorações do dia 25 de Abril em Setúbal incluíram uma cerimónia de Hastear da Bandeira na varanda dos Paços do Concelho, a que se seguiu a deposição de uma coroa de flores no Monumento à Resistência, na Avenida Luísa Todi.
Festejar o 25 de Abril é festejar a liberdade
Junto daquele monumento, Vítor Zacarias, da União de Resistentes Antifascistas Portugueses, recordou que "festejar o 25 de Abril é festejar a liberdade".
Em seguida decorreu uma sessão solene da Assembleia Municipal, evocativa da Revolução dos Cravos, em que representantes das várias bancadas partidárias daquele órgão recordaram a importância dos valores de Abril.
Maria das Dores Meira realçou a importância de continuar a "ensinar e a transmitir junto das novas gerações o significado e as consequências das acções desenvolvidas por um pequeno grupo de militares naquele dia de Abril". Palavras reiteradas no discurso da presidente da Assembleia Municipal, Odete Santos, que desafiou todos os presentes na sessão a cantar o "hino" "Grândola, Vila Morena", de José Afonso.
A governadora civil, Teresa Almeida, os comandantes da Companhia de Bombeiros Sapadores e dos Bombeiros Voluntários e outras individualidades do Concelho estiveram presentes nesta fase das comemorações oficiais.
A comitiva, composta por membros do Executivo municipal e convidados, em visita às freguesias do Concelho, assistiu a dois torneios, um de malha, no Clube de Malha Corrida da Azeda, e outro de futebol feminino, no Centro Cultural e Desportivo Brejos de Azeitão, após o que se seguiu o tradicional almoço comemorativo do 25 de Abril, em S. Simão.
Durante a tarde, a delegação desloca-se ao Centro de Bem-Estar Social dos Reformados, à União Setubalense, aos Ídolos da Praça, ao Moinho de Maré da Mourisca, onde é inaugurada a exposição fotográfica "Marés da Mourisca", e ao Clube Desportivo, Cultural e Recreativo da Gâmbia.
A inauguração do novo piso do Pavilhão das Manteigadas, que acolhe um torneio de futebol feminino, encerra o programa da tarde.
Pelas 21h00 o lançamento do livro de fotografias "Em Terras de Rio Feito Mar", de Álvaro Dias, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, encerra o programa das comemorações do dia 25 de Abril. A obra, editada pela Universidade Popular, tem textos Luísa Antunes.
FoTo - CMS













