Saltar para o conteúdo
Bastidores

Setfesta em SetúbalUm espaço aberto a toda a população

A SetFesta foi inaugurada na sexta-feira, no Largo José Afonso, ao som da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Setúbal que acompanhou a cerimónia do hastear das bandeiras das entidades participantes assinalando a abertura oficial das portas do certame.

3 min de leitura
Setfesta em Setúbal Um espaço aberto a toda a população

Por Jornal Rostos

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, salientou que esta "grandiosa festa" tem ganho importância na cidade e agradeceu às "colectividades que têm engrossado o número de participantes em cada edição".

A autarca sublinhou, ainda, que a SetFesta deste ano é "um espaço aberto a toda a população", mas, acrescentou, "tem em particular atenção os jovens, para quem foi criada uma programação específica".

A jovialidade do certame ficou demonstrada no próprio dia da inauguração, com a actuação à noite da banda "Reset", conjunto classificado em segundo lugar na edição deste ano do Concurso de Bandas Jovens de Setúbal.

A SetFesta é promovida pelas juntas de freguesia de Santa Maria da Graça e da Anunciada, em conjunto com a Câmara Municipal.

Além de Maria das Dores Meira, a cerimónia de inauguração contou com as presenças dos presidentes das juntas de freguesia de Santa Maria da Graça, Ralfo Formiga, e da Anunciada, José Manuel Silva, do vereador Eusébio Candeias e dos representantes do Governo Civil, Joaquim Monteiro, e da PSP, subintentendente Virgínia Oliveira.

Logo após a abertura oficial da SetFesta começaram a entrar os primeiros visitantes, a maioria para jantar no local do certame, uma vez que, juntamente com a vasta programação cultural, também promove a gastronomia local através da participação das várias colectividades.

Hélder Sousa foi um dos visitantes que se deslocaram ao certame no dia inaugural: "Tinha ouvido falar na iniciativa, mas só decidi aparecer com a família porque estávamos a passear aqui ao pé e cheirou-nos bem. Pareceu-nos ser uma ideia interessante e acabámos por ficar".

Pipis, moelas, caracóis, choco frito, até mesmo as típicas Bolachas Piedade e as conservas de peixe, entre muitos outros petiscos, podem ser pedidos nos 15 pavilhões gastronómicos que estão sob a responsabilidade das colectividades e associações participantes.

Os dez dias do certame, que decorre até ao dia 8, contam ainda com cinco pavilhões de exposições, seis de artesanato de Setúbal e cinco de produtos regionais do Concelho. A variedade de produtos é grande, podendo os visitantes apreciar artesanato, como molduras, azulejos, trabalhos em madeira, pinturas e vitrais.

O certame funciona de segunda a quinta-feira, entre as 18h00 e as 24h00, à sexta-feira, das 18h30 às 02h00, ao sábado, entre as 16h00 e as 02h00 e ao domingo, das 16h00 às 24h00.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção