Semana da Saúde em SetúbalHá 38 mil pessoas no concelho de Setúbal sem médico de família

Por Jornal Rostos
A revelação foi feita dois dias após ter terminado a "Semana Temática da Saúde" - que decorreu entre os dias 19 e 27 - durante a qual a presidente da Autarquia tomou o pulso ao funcionamento das estruturas de saúde do Concelho.
A iniciativa integra-se na política de proximidade que a Câmara tem vindo a seguir, no sentido de melhor conhecer a realidade do município.
Das várias reuniões que teve com os responsáveis do sector, a presidente da Autarquia confirmou que todos eles discordam da intenção do Governo de descentralizar a saúde, à semelhança do que acontece com as escolas do 1.º ciclo do ensino básico.
No balanço do conjunto de visitas e reuniões que efectuou durante a semana temática, Maria das Dores Meira ficou com uma ideia positiva quanto à dedicação dos profissionais da saúde, mas confirmou a precariedade de algumas das instalações.
A existência de 38 mil pessoas, no concelho de Setúbal, sem médico de família foi uma das notas negativas que a presidente da Câmara verificou durante a "Semana Temática da Saúde".
Na perspectiva da Delegação de Setúbal da Ordem dos Médicos - refere um documento, também ele, feito em jeito de balanço - "todos os Centros de Saúde e Extensões estão a funcionar com ´Consulta Aberta´ das 14h00 às 20h00 durante a semana", sendo que o serviço é assegurado aos sábados e domingos no Centro do Vale do Cobro, o que fez com que o "número de utentes sem médico de família" diminuísse.
No mesmo documento lê-se que o "encerramento da Extensão da Praça da República passa pela construção do novo Centro de Saúde do Bonfim, uma vez que o actual edifício pertence à Segurança Social".
O balanço da Câmara salienta que a "Extensão do Bairro Santos Nicolau foi reabilitada recentemente, embora não satisfaça na globalidade as necessidades dos utentes", pois situa-se num "andar de habitação, sem elevador, dificultando o acesso aos mais idosos"
O documento alerta para o facto de não se vislumbrar alternativa a este problema, já que retirar esta Extensão de Saúde de onde está dificulta, "ainda mais, o acesso dos utentes mais idosos".
Quanto à Extensão de Saúde de Azeitão, salienta-se que "estabeleceu um protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia", o que permite a "assistência medicamentosa para os cuidados paliativos", única no distrito.
No Hospital de S. Bernardo - onde se fizeram "grandes investimentos na sala de espera das urgências", bem como na "reabilitação da parte antiga" do edifício - está a melhorar-se um "conjunto de itens para proceder à acreditação".
No mesmo hospital, "está, ainda, prevista, para o final do ano, a abertura da Cirurgia Oftalmológica em ambulatório, o que irá colmatar o problema dos utentes em lista de espera e o controlo biomédico".
No conjunto de "melhorias implementadas vão ser reabilitadas as instalações do SADU para consultas de psiquiatria".
De realçar, também, diz o documento, o "Projecto Via Verde Coronária e Unidade AVC a funcionar todos os dias úteis, com a perspectiva de alargar o horário de funcionamento para os fins-de-semana, já a partir de Janeiro".
A Autarquia "vai diligenciar junto das entidades competentes para a implementação de uma praça de táxis" junto de este hospital.
Por sua vez, o Hospital Ortopédico Sant´Iago do Outão vai "ter o processo de Acreditação de Qualidade em Janeiro/Fevereiro de 2008".
O hospital, integrado na Unidade de Cuidados Continuados, apresentou uma candidatura à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para o "internamento de convalescença, até 30 dias, com 20 camas".
Com o "Programa ´ALERTE´ - Urgência Sem Papel foi possível unificar a informação sobre os utentes, entre o Centro Hospitalar e o Agrupamento".
A Câmara vai estabelecer, até ao final do ano, um protocolo de parceria, com a Sub-Região de Saúde de Setúbal e com a Autoridade de Saúde Pública, para acções de prevenção, promoção e tratamento na área da saúde pública.
Nos tempos de rádio que possui, a Autarquia pretende dedicar espaços de sensibilização sobre saúde.
A Câmara vai, por outro lado, editar um boletim sobre saúde, a partir de 2008, com periodicidade trimestral.
O boletim terá a colaboração do Centro Hospitalar de Setúbal, Agrupamento de Saúde do Bonfim, S. Sebastião e Palmela e da Escola Superior de Saúde.
A assinatura de um protocolo de parceria com a Associação de Socorros Mútuos Setubalense, visando "contemplar a prestação dos seus serviços de saúde aos trabalhadores contratados da Autarquia e às crianças através do movimento associativo para a prática do desporto" é um dos resultados desta semana temática.
A Autarquia vai, também, estabelecer um protocolo com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, contemplando os projectos "Terapia da Fala", "Saber Comer nas Escolas do Ensino Básico" e "Cantinho da Nutrição".
Outro protocolo vai ser estabelecido entre a Câmara e a Hospor. Este na prevenção da saúde, nas conversas de saúde e num estudo epidemiológico.













