Saltar para o conteúdo
Bastidores

Assembleia de Alcácer do bSalAprova moção contra circulação de viaturas pesadas na Marginal

O acréscimo na circulação de veículos pesados na marginal da cidade de Alcácer do Sal, que fazem a qualquer hora o transporte de inertes (pedra e areia), tem afectado o sossego da população local e teme-se que, futuramente, como consequência desta maior afluência, as infra-estruturas dos edifícios e da própria estrada, venham a ser drasticamente afectadas.

3 min de leitura

Por Jornal Rostos

Face a esta situação, na última reunião da assembleia municipal foi aprovada uma moção, apresentada pelos eleitos do PS, que expressa o incómodo que a população de Alcácer do Sal, principalmente da zona ribeirinha, tem enfrentado devido à intensa circulação de viaturas pesadas de inertes que se tem registado de forma gradual e persistente entre o Largo 25 de Abril e a estação da CP.

Na verdade, são já visíveis os efeitos que a circulação destes camiões está a provocar na marginal, uma via que não se encontra estruturalmente preparada para receber cargas tão pesadas ao ritmo a que se tem assistido. A situação reflecte-se também nas habitações circundantes ao longo de toda a via ribeirinha.

Igualmente graves são os efeitos desta situação ao nível da saúde e qualidade de vida das populações que vivem e convivem em espaços contínuos às vias utilizadas. Quer pelo ruído, quer pelas poeiras libertadas durante o transporte, quer pelo seu efeito potenciador de acidentes, esta é uma situação que o município e os alcacerenses consideram intolerável e que querem ver rápida e definitivamente alterada.

A moção, que recebeu unanimidade, exige que o governo analise e ponha, urgentemente, cobro esta situação e apela à intervenção do Presidente da Câmara junto da Administração Central, Governo Civil de Setúbal, REFER, CP e das Estradas de Portugal, bem como à intervenção judicial de forma cautelar. Além disso, o documento defende ainda a elaboração de uma avaliação preliminar dos danos, já existentes e previsíveis, quer a nível municipal quer privado, para instaurar processos contra as entidades responsáveis.

Os órgãos municipais comprometem-se desde já a tomar todas as providências necessárias para pôr fim ao trânsito de pesados com inertes pela via ribeirinha e a Assembleia Municipal vai agora remeter a moção ao Primeiro-Ministro, ao Ministro da Administração Interna, ao Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, ao Ministro do Ambiente, ao Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local bem como à Governadora Civil de Setúbal.

Na mesma assembleia foi também aprovada uma moção referente à exploração de inertes no concelho, que defende que esta deve ser permitida apenas em condições especiais e bem regulamentadas com o objectivo de preservar a qualidade ambiental do concelho de Alcácer do Sal.

Os eleitos manifestaram solidariedade com a autarquia na resolução deste problema, salientando que devem ser criadas medidas de controlo mais rigorosas com o objectivo de reduzir a degradação do património paisagístico do concelho e sancionar eventuais prevaricadores. Neste sentido, a assembleia aprovou também por unanimidade o regulamento municipal para a liquidação e cobrança de taxa pela exploração de inertes no município de Alcácer do Sal, cujo texto já tinha sido aprovado em reunião de câmara no inicio deste mês.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção