Câmara Municipal do BarreiroA partir de Janeiro de 2009 as leituras de água no Barreiro serão todas reais e mensais
“Não cumprimos a Lei e estamos a prejudicar os consumidores” – sublinhou Bruno Vitorino.
Sofia Martins, informou que em Janeiro de 2009, as leituras serão todas reais e mensais, sublinhando que em Dezembro todos os consumidores serão informados das alterações.

Por Jornal Rostos
No ponto antes da ordem do dia, na última reunião de Câmara, o Vereador Bruno Vitorino, PSD, referiu a realização da subida do Coina que contou com a participação de cerca de 200 pessoas e 50 embarcações – “Esta iniciativa da Câmara Municipal do Barreiro visa chamar à atenção para se conservar e preservar o património ambiental, que o Barreiro tem, neste caso o Rio Coina”.
Por outro lado, referiu que foi entregue equipamento, no valor de 10 mil euros, às duas corporações de Bombeiros do concelho do Barreiro, no âmbito de uma campanha “Reciclar para ajudar”.
Consumidores continuam a ser penalizados “pelo escalão mais alto
O autarca, por outro lado, alertou para o “não cumprimento da Lei 12/2008, que impõe às autarquias que o processamento das facturas, neste caso da água, seja feita mensalmente”.
“Não cumprimos a Lei e estamos a prejudicar os consumidores” – sublinhou Bruno Vitorino, recordando que o PSD defende um modelo com uma lógica diferente na cobrança dos valores da água, de forma a que os consumidores não continuem a ser penalizados “pelo escalão mais alto”.
Na sua intervenção Bruno Vitorino lançou a proposta no sentido de que o período de intervenção do público possa realizar-se no inicio dos trabalhos.
Sobre esta matéria, a vereadora Sofia Martins, referiu que de facto a lei previa que a partir de Junho, devia ser aplicada a cobrança mensal.
“Não era possível em tempo útil efectuar a mudança.” – salientou a autarca.
Recordou que a mudança, para cobrança mensal, vai dar origem a um aumento de custos na ordem dos 200 mil euros.
Sofia Martins vai admitir cobradores de leitura de forma que, no futuro as leituras dos contadores, sejam reais e não estimadas, como ainda está a acontecer.
Segundo a autarca, em Janeiro de 2009, as leituras serão todas reais e mensais, referindo que em Dezembro os consumidores serão todos informados das alterações.













