Saltar para o conteúdo
Bastidores

Câmara Municipal de Setúbal e agência ENAAssinam protocolo sobre reutilização de óleos usados

A sensibilização ambiental é o principal objectivo da primeira fase do protocolo assinado ao final da manhã, entre a Câmara Municipal e a agência ENA – Energia e Ambiente da Arrábida, para recolha de óleos usados nas escolas do Concelho.

O acordo, rubricado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, destina-se a recolher, a partir de Janeiro, os óleos domésticos usados pela comunidade escolar para posterior transformação em biodiesel.

2 min de leitura
Câmara Municipal de Setúbal e agência ENA Assinam protocolo sobre reutilização de óleos usados

Por Jornal Rostos

Para a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, este protocolo “é muito importante não só para o Concelho, mas a nível nacional, pois era bom que se repetisse pelos restantes municípios do País”.

O presidente do Conselho de Administração da ENA, José Charneira, sublinhou na cerimónia que “há que sensibilizar e educar as pessoas para o tratamento de óleos usados, mas também é preciso criar meios. Esta iniciativa é um primeiro passo”.

Os óleos começam a ser recolhidos a partir de Janeiro dos oleões instalados em estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo de Setúbal, sendo que, salientou Maria das Dores Meira, o projecto é para alargar às escolas 2,3 e secundárias.

Os óleos usados serão transformados em biodiesel e prevê-se que este combustível venha a abastecer parte da frota municipal.

Por enquanto, José Charneira realça que “o protocolo assegura a recolha, efectiva e selectiva, sendo que não há risco de os depósitos serem vandalizados”, de resto, um receio que está impedir o alargamento do projecto a toda a população.

Deste modo, anunciou o dirigente, está a ser trabalhado um protocolo “no sentido de se estender esta acção às vias públicas, talvez ainda no princípio do próximo ano”.

Os óleos usados têm graves consequências ao nível de poluição, nomeadamente para as estações de tratamento de águas residuais, quando despejados para a rede de saneamento básico, como habitualmente acontece, por falta de soluções ao dispor da população.

Palmela, que também pertence à ENA, foi o primeiro município a colocar em prática este projecto, seguindo-se, depois de Setúbal, Sesimbra, o outro concelho que integra aquela agência ambiental.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção