Saltar para o conteúdo
Bastidores

No BarreiroDuas Corporações de Bombeiros do Barreiro vão receber 110 mil euros anuais para investimentos

No decorrer da assinatura de um protocolo com as duas corporações de Bombeiros do concelho do Barreiro, Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, referiu que o protocolo revela, uma “nova forma de relacionamento entre instituições que fazem falta ao Concelho”.
“Os Bombeiros são um factor indissociável e imprescindível para o desenvolvimento do Concelho” – salientou.

João Soares, vereador responsável pela área da Protecção Civil, reconheceu que, pelas relações de trabalho que manteve, ganhou ainda mais respeito pelos bombeiros.

O Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública considera que a assinatura do protocolo com a Câmara Municipal do Barreiro é a “vitória do Concelho do Barreiro e do povo do Barreiro”.

O Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntário do Sul e Sueste, sublinhou que -“o princípio subjacente à assinatura do protocolo é, para nós, interessante”.

3 min de leitura
No Barreiro Duas Corporações de Bombeiros do Barreiro vão receber 110 mil euros anuais para investimentos

Por Jornal Rostos

A Câmara Municipal do Barreiro assinou na tarde de ontem, segunda-feira, dia 21 de Setembro, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, um Protocolo de Cooperação com as duas associações humanitárias de Bombeiros Voluntários que servem o concelho – Sul e Sueste (AHBV-SS) e Corpo de Salvação Pública (AHBVB-CSP).

De acordo com o documento aprovado na reunião ordinária pública de Câmara de 29 de Julho último, o Município compromete-se a atribuir a cada uma das associações: “1. (…) uma verba anual destinada a comparticipar nas despesas de funcionamento e de investimento (…) no montante de 110.000,00 € (cento e dez mil euros), paga em doze mensalidades de valor igual. 2. No caso de não serem constituídas equipas de Primeira Intervenção (EIP) o valor referido no nº anterior desta cláusula passará a ser de 125.000,00 € (…)”

“Grande satisfação”

É com grande satisfação que estamos aqui sentados nesta mesa, todos, olhando cara-a-cara”, afirmou o Vereador responsável pelos gabinetes de Protecção Civil e Técnico Florestal, e pelas divisões da Rede Viária e de Serviços Urbanos. João Soares sublinhou o “trabalho inestimável” dos bombeiros “para garantir a segurança da população” local e visitantes. E reconheceu ter ganho ainda mais respeito pelos bombeiros fruto das relações de trabalho. A população, defendeu, deve estar orgulhosa pelas corporações que a servem.

Vitória do Concelho do Barreiro

O Presidente da Direcção da AHBV-CSP falou da “luta” dos Bombeiros e da “vitória do Concelho do Barreiro e do povo do Barreiro”.
O Presidente da Direcção da AHBV-SS, Eduardo Correia, relevou o “valor” do acto. “O princípio subjacente à assinatura do protocolo é, para nós, interessante”, afirmou, acrescentando ser este um acto comum em várias zonas do País.

“Instituições que fazem falta”

O protocolo tem, segundo o Presidente da CMB, “critérios claros”. A assinatura do documento revela, na sua opinião, “esta nova forma de relacionamento entre instituições que fazem falta ao Concelho”.
Os Bombeiros, continuou, “são um factor indissociável e imprescindível para o desenvolvimento do Concelho”. Reconhecendo o esforço financeiro para atribuir o apoio, Carlos Humberto de Carvalho, salientou a relação existente com as corporações, regozijando-se com a possibilidade de terem sido encontrados interlocutores “que quiseram fazer este caminho (…) em conjunto”.
Marcaram, ainda, presença na sessão de assinatura de Protocolo, em representação da AHBV-SS, o seu Vice-Presidente, Rogério Nogueira, e o Comandante António Manuel dos Reis e o Adjunto Caetano Beja, e, da AHBVB-CSP, o seu tesoureiro, Luís Costa Mano, o Comandante José Figueiredo e o Adjunto José Inverno.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção