Saltar para o conteúdo
Bastidores

MOITA - Diagnóstico da Rede Social da MoitaPopulação residente no concelho aumentou 5%
. Freguesia do Gaio-Rosário é a menos populosa com 987 habitantes

. Freguesia da Baixa da Banheira é a mais populosa, onde reside cerca de 35% da população do Município

A população residente no concelho da Moita tem aumentado de uma forma contínua, revelando um crescimento acentuado nas décadas de 40 a 70 com destaque para os anos 40 e 50, que registaram taxas de crescimento de 58% e de 50% respectivamente.
De uma forma geral, sublinha o Diagnóstico Social, “podemos afirmar que o crescimento da população foi induzido pela oferta de emprego no sector industrial do Barreiro, Setúbal e Área Metropolitana de Lisboa.

4 min de leitura
MOITA - Diagnóstico da Rede Social da Moita População residente no concelho aumentou 5% . Freguesia do Gaio-Rosário é a menos populosa com 987 habitantes

Por Jornal Rostos

O Concelho tem 55,4 Km2 e é composto por 6 freguesias: Alhos Vedros, Baixa da Banheira, Gaio-Rosário, Moita, Sarilhos Pequenos e Vale da Amoreira.
De acordo com os Censos de 2001, refere o Diagnóstico Social, a população residente no concelho da Moita registava 67.449 habitantes.

Freguesias

Alhos Vedros - 12 614
Baixa da Banheira - 23 712
Gaio-Rosário - 987
Moita - 16 727
Sarilhos Pequenos - 1 049
Vale da Amoreira -12 360

Total do concelho - 67 449

No entanto, subli nha o Diagnóstico Social , que de acordo com o Anuário Estatístico da Região de Lisboa, editado pelo INE, a população residente do Concelho, em 2007 ascendia a 71 374 habitantes.

Distribuição da população por freguesia

Segundo os Censos de 2001, a freguesia da Baixa da Banheira é a mais populosa. Nesta freguesia reside cerca de 35% da população do Município.
Por seu lado, a freguesia do Gaio-Rosário é a menos populosa, com 987 habitantes, representando 1% do total da população do concelho.

Evolução da população

A população residente no concelho da Moita tem aumentado de uma forma contínua, revelando um crescimento acentuado nas décadas de 40 a 70 com destaque para os anos 40 e 50, que registaram taxas de crescimento de 58% e de 50% respectivamente.
De uma forma geral, sublinha o Diagnóstico Social, “podemos afirmar que o crescimento da população foi induzido pela oferta de emprego no sector industrial do Barreiro, Setúbal e Área Metropolitana de Lisboa.
No pós 25 de Abril o Município viu a sua população aumentar em parte devido à chegada de residentes das ex-colónias.
Este aumento foi principalmente sentido nas freguesias da Moita, Baixa da Banheira e Vale da Amoreira.”
Esta tendência, salienta-se foi alterada entre 1991-2001. Neste período, o Concelho da Moita registou um crescimento de 3,6%, muito abaixo da média registada na Península de Setúbal, com um crescimento de 11,6%, enquanto que na região de Lisboa se verificou um crescimento de 5,4% e em Portugal de 5%.
Este abrandamento do crescimento populacional já se tinha registado na década de 1981-1991, onde o crescimento foi de 22,2%.
Este ritmo de crescimento foi dos mais baixos dos últimos 100 anos, podendo ser explicado por uma diminuição do crescimento natural, com o acentuar do envelhecimento da população a um ritmo bastante significativo.
Refere ainda o Diagnóstico Social que , “segundo as estimativas anuais do INE, a população residente no Concelho da Moita em 2007,era de 71374 pessoas.
Pela análise da evolução da população, podemos constatar que entre 2001 e 2007, a população residente no concelho aumentou 5%, numa média anual de 0,8% .

No que respeita ao crescimento anual, sublinha o Diagnóstico Social, “ podemos constatar que, tanto a taxa de crescimento efectivo como a taxa de crescimento natural têm vindo a decrescer de ano para ano, tanto a nível nacional, como no Concelho da Moita, tendência também verificada na Grande Lisboa e na Península de Setúbal.

Por seu lado, salienta o Relatório “a taxa de mortalidade média entre 2001 e 2007 é de 9,0, representando um valor ligeiramente inferior aos valores médios da Península de Setúbal (9,2), da Grande Lisboa (9,4) e da média nacional (10,0).

O documento está disponível para consulta no sítio da Câmara Municipal da Moita.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção