Saltar para o conteúdo
Bastidores

Assembleia de Freguesia Palhais - BarreiroSolicita urgente limpeza da Mata da Machada e remoção de resíduos lenhosos

A Assembleia de Freguesia de Palhais, no concelho do Barreiro, aprovou por unanimidade, uma deliberação onde - "manifesta a sua preocupação pelo estado actual da Mata Nacional da Machada e alertar as entidades responsáveis pela sua Gestão para o elevado risco de incêndio que as actuais condições podem propiciar".

Nesta deliberação os eleitos de Palhais solicitam - "a urgente limpeza da Mata e remoção de resíduos lenhosos bem como a manutenção dos caminhos e trilhos muito danificados pelas fortes chuvadas do inverno passado".

2 min de leitura
Assembleia de Freguesia Palhais - Barreiro Solicita urgente limpeza da Mata da Machada e remoção de resíduos lenhosos

Por Jornal Rostos

Divulgamos o texto integral da deliberação aprovada pela AF de Palhais:

DELIBERAÇÃO

A Mata Nacional da Machada e o Sapal do Rio Coina constituem um ecossistema importante para o Concelho do Barreiro e para a freguesia de Palhais, que urge proteger e aproveitar.
Observando o estado em que se encontra a Mata Nacional da Machada constatam-se três situações que a colocam em alto risco:
1. Fruto do longo Inverno que atravessámos, nasceram e medraram ervas, fenos bravios e caniços que secaram logo que surgiram os primeiros calores, constituindo rastilho e combustível apetecível para os incêndios.
2. A agravar esta situação existe ainda uma grande quantidade de árvores secas, resíduos lenhosos e folhagens acumuladas.
3. Existem largas manchas da Mata infestadas de acácias que, pelo porte e densidade atingida, põem em causa as restantes espécies e dificultarão eventuais operações de combate a incêndios.

Face a estas constatações, a Assembleia de Freguesia de Palhais delibera:
• Manifestar a sua preocupação pelo estado actual da Mata Nacional da Machada e alertar as entidades responsáveis pela sua Gestão para o elevado risco de incêndio que as actuais condições podem propiciar

• Solicitar o abate ou desbaste das acácias e a reflorestação com espécies mais “sociáveis”.

• Solicitar a urgente limpeza d Mata e remoção de resíduos lenhosos bem como a manutenção dos caminhos e trilhos muito danificados pelas fortes chuvadas do inverno passado
• Dar conhecimento desta DELIBERAÇÃO às seguintes entidades:

- Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas
- Direcção Regional da Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo
- Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade
- Autoridade Florestal Nacional
- Câmara Municipal do Barreiro

• Divulgar esta DELIBERAÇÃO na Página Web da Junta de Freguesia e nos órgãos de Comunicação Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção