Barreiro - Roteiro das Freguesias do Alto do SeixalinhoOPÇÕES PARTICIPADAS NO GDC CASQUILHOS
Com o intuito de auscultar os problemas dos munícipes, marcaram presença nesta sessão o Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, os Vereadores Rui Lopo, Carlos Moreira, Sofia Martins e Regina Janeiro.

Por Jornal Rostos
No âmbito do Projeto Municipal Participação e Cidadania, a Câmara Municipal do Barreiro (CMB) dedicou esta semana a visitas e contactos na freguesia do Alto do Seixalinho. A encerrar, amanhã, sábado, 8 de junho, os eleitos da Câmara Municipal e Junta de Freguesia do Alto do Seixalinho irão contatar com a população da freguesia, a partir das 9h30.
Recorde-se que a reunião das Opções Participadas realizou-se, ontem, dia 6 de Junho, no Grupo Desportivo Cultural dos Casquilhos.
Com o intuito de auscultar os problemas dos munícipes, marcaram presença nesta sessão o Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, os Vereadores Rui Lopo, Carlos Moreira, Sofia Martins e Regina Janeiro.
O Presidente da Junta de Freguesia, José Antunes, iniciou a sessão com um agradecimento à direção do Grupo por ter acolhido a iniciativa. Elogiou, ainda, o trabalho realizado pelo Grupo, apesar das suas instalações provisórias.
Segundo o Presidente da CMB é importante ouvir os problemas dos munícipes porque “acreditamos que nós só podemos ajudar a resolver os problemas se os conhecermos e se tivermos em conta as opiniões das pessoas”.
A falta de emprego e o desenvolvimento económico constituem um dos problemas mais marcantes do Concelho e do País. Perante a situação, o Executivo tem realizado esforços para os resolver, a médio prazo. No âmbito do território da Baía do Tejo, a Autarquia tem feito um esforço para atrair novas empresas para se fixarem no parque empresarial.
“O problema das acessibilidades é a grande ‘batalha’ para o Concelho”. Para o Presidente, apesar do Barreiro ficar geograficamente no centro do Arco Ribeirinho Sul, ao nível de acessibilidades, “somos os que estamos mais distantes, pois continuamos sem a Terceira Travessia do Tejo e as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama não resolveram o problema das acessibilidades”, lamenta.
Em relação à Reorganização Administrativa aprovada pelo Governo, o Presidente informou que o Concelho passará a ter quatro freguesias em vez das oito atuais, sendo que a União das freguesias Alto Seixalinho, Verderena e Santo André será a mais populosa, com 42.000 habitantes.
O sobreiro centenário em mau estado e os candeeiros por reparar junto ao Largo da Santa foram as questões colocadas pelos munícipes às quais a Vereadora Sofia Martins prometeu dar resposta.
Por seu lado, António Santos da Direção do GDC Casquilhos pediu ajuda técnica à Câmara Municipal para a concretização de um polidesportivo no terreno da coletividade. As Vereadoras Regina Janeiro e Sofia Martins propuseram uma reunião com os interessados para estudarem o assunto.
Despejo de entulho foi um dos problemas colocados
O despejo de entulho em terrenos baldios foi um problema colocado por vários munícipes. O terreno que fica perto do Mercado de Levante é um deles.
Em resposta, a Vereadora Sofia Martins tomou nota e depois irá aprofundar a questão, contudo informou que a autoridade (polícia) só pode atuar em flagrante delito e em terrenos com placas de proibição. Na opinião da Vereadora “em vez de fazermos um trabalho punitivo, devemos sensibilizar a população de que o espaço público é de todos”.
A finalizar e no âmbito do REPARA – Regeneração Programada da Área Ribeirinha de Alburrica - Carlos Humberto de Carvalho informou que as obras decorrem dentro do previsto. Estas compreendem: o arranjo dos acessos a Alburrica (em curso), reforço da iluminação pública, criação de percurso ciclável e de um circuito de manutenção; o reperfilamento da Avenida Bento Gonçalves, uma nova arborização, qualificação das travessas do Barreiro Antigo, colocação de ilhas ecológicas, a reorganização do estacionamento e a conclusão do sistema de saneamento. Por sua vez, na Rua Miguel Pais será feita a repavimentação dos passeios e o realinhamento da arborização, colocação de ilhas ecológicas, requalificação da iluminação e continuação do sistema de saneamento.
Fonte - CMB













