Saltar para o conteúdo
Bastidores

Efeitos do mau tempo no concelho de AlmadaForam registadas 57 ocorrências devido à chuva intensa

Entre as ocorrências mais significativas verificou-se um deslizamento de terras na zona da Foz do Rego, mantendo-se esta via ainda cortada.

Perante o alagamento de algumas zonas baixas, nomeadamente na Costa da Caparica – Bairro do Campo da Bola, foram acionados os meios necessários, assim que se verificaram os primeiros indicadores da situação que estava a ocorrer.

3 min de leitura

Por Jornal Rostos

Efeitos do mau tempo no concelho de Almada

Na sequência do mau tempo que se fez sentir nas últimas horas, a Câmara Municipal de Almada esclarece o seguinte:
1- Na noite de quarta-feira, 23 de outubro, foram registadas 57 ocorrências no concelho de Almada, devido à chuva intensa.

2- Entre as ocorrências mais significativas verificou-se um deslizamento de terras na zona da Foz do Rego, mantendo-se esta via ainda cortada. A via encontra-se uma área da responsabilidade do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Agência Portuguesa do Ambiente, junto das quais a Câmara Municipal de Almada manterá todas as diligências no sentido destas entidades procederem à consolidação da estrada e linha de água ali existentes.

3- Perante o alagamento de algumas zonas baixas, nomeadamente na Costa da Caparica – Bairro do Campo da Bola, foram acionados os meios necessários, assim que se verificaram os primeiros indicadores da situação que estava a ocorrer.

4- Os Bombeiros Voluntários de Cacilhas, o vereador responsável pela Proteção Civil Municipal e o Presidente da Câmara Municipal de Almada deslocaram-se ao local na noite de quarta-feira, para acompanhar a situação. Também o Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) fez deslocar para a Costa da Caparica vários técnicos.

5- No terreno verificou-se que o sistema de bombagem das estações elevatórias do Torrão e Santo António, na Costa da Caparica, ficou saturado durante o pico da pluviosidade, apesar das respetivas bombas se encontrarem a trabalhar a 100%.

6- Já esta manhã, para fazer uma avaliação mais pormenorizada da situação, o Presidente da Câmara, o Presidente do Conselho de Administração dos SMAS, o Presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica e o vereador responsável pela Proteção Civil Municipal deslocaram-se ao quartel de bombeiros de Cacilhas, na Costa da Caparica, junto ao Bairro do Campo da Bola.

7- As ocorrências verificadas na Costa da Caparica confirmam a necessidade, mais uma vez, do Programa Polis ser executado na sua totalidade, permitindo melhorar a qualidade de vida e segurança das populações.

8- Recorde-se que, no âmbito do programa Polis, está prevista a construção de um novo Bairro do Campo da Bola, sendo que o respetivo plano de pormenor já se encontra aprovado.

9- A Câmara Municipal de Almada continuará a desenvolver, junto do Ministro do Ambiente, todas as diligências para que a intenção do Governo em terminar este programa sem a execução da totalidade dos planos previstos, seja abandonada, assim como sejam corrigidas as anomalias nas obras entretanto executadas.

10- A Câmara Municipal de Almada, os Bombeiros Voluntários de Cacilhas e a Junta de Freguesia da Costa da Caparica mantêm-se a acompanhar a situação e reiteram toda a sua disponibilidade no sentido de minorar os efeitos negativos provocados pela intempérie.

Almada, 24 de outubro 2013
Câmara Municipal de Almada

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção