Saltar para o conteúdo
Bastidores

Juventude Socialista SetúbalNão ao corte de carreiras dos TST

"Concretamente, do total das 190 carreiras realizadas pela transportadora verificou-se a supressão de algumas delas – designadamente das carreiras 303 e 327 –, a anulação de várias ligações – por exemplo, na carreira Palmela-Estação de Palmela, na carreira Palmela-Setúbal-Azeitão, Montijo-Estação (ou Montijo-Cais do Seixalinho)-Bairro da Bela Vista-Fórum ou Corte do Elói – e ainda diversos encurtamentos de percursos – nomeadamente nas carreiras Palmela-Moita-Barreiro ou Loja Nova/Faias – Palmela" - refere um comunicado da Juventude Socialista e Setúbal

3 min de leitura
Juventude Socialista Setúbal Não ao corte de carreiras dos TST

Por Jornal Rostos

Não ao corte de carreiras dos TST

No passado mês de Fevereiro, foram tornados públicos novos horários de algumas carreiras efectuadas pelos Transportes Sul do Tejo, S.A. que, no seu conjunto, se traduziram na supressão e na modificação de dezenas de deslocações até então efectuadas.

Concretamente, do total das 190 carreiras realizadas pela transportadora verificou-se a supressão de algumas delas – designadamente das carreiras 303 e 327 –, a anulação de várias ligações – por exemplo, na carreira Palmela-Estação de Palmela, na carreira Palmela-Setúbal-Azeitão, Montijo-Estação (ou Montijo-Cais do Seixalinho)-Bairro da Bela Vista-Fórum ou Corte do Elói – e ainda diversos encurtamentos de percursos – nomeadamente nas carreiras Palmela-Moita-Barreiro ou Loja Nova/Faias – Palmela.

Estas alterações, que a administração dos Transportes Sul do Tejo fundamenta em imperativos de «optimização do serviço» afiguram-se-nos extremamente preocupantes, sobretudo se se tiver presente que, em boa parte dos casos, não são acompanhadas da disponibilização de alternativas em condições razoáveis.

Se a isto se somar o preço elevado das tarifas cobradas e a circunstância de a ligação entre várias localidades do distrito ser muito insipiente – não podendo fazer-se directamente, em muitos casos – esta decisão vem agravar seriamente as dificuldades de mobilidade dos cidadãos do nosso distrito. E vem agravá-las num momento em que, desde logo pela difícil situação financeira que o país atravessa, os transportes públicos são fundamentais para a deslocação das pessoas e a sua utilização deveria ser fomentada.

Atenta a este problema, e, em particular, à situação de centenas de jovens que diariamente utilizam os transportes públicos e não têm outra alternativa para as suas deslocações, a Federação Distrital de Setúbal da Juventude Socialista lamenta a decisão tomada pela Transportes Sul do Tejo, S.A.

De facto, compreendendo a necessidade de assegurar a sustentabilidade económica dos serviços prestados, consideramos que havia alternativas àquela decisão, que passariam, designadamente, pela manutenção das carreiras e das ligações realizando-se através de veículos de menor lotação, alguns dos quais já em circulação, p. ex., na carreira 401.

Apelamos, pois, no interesse da população do distrito, a que a transportadora reveja a sua posição.

Setúbal, Abril de 2014
O Secretariado da Federação Distrital de Setúbal da Juventude Socialista

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção