Ana Santos apresenta candidaturaà liderança das Mulheres Socialista de Setúbal
»Unir Setúbal, Agir por mais igualdade»
"Conto com todas as mulheres que como eu acreditam na construção de uma sociedade justa. Comprometo-me a responder à dimensão do desafio a que me proponho com a força do trabalho e das ideias" - afirma no seu Manifesto.

Por Jornal Rostos
Manifesto da candidatura
Portugal atravessa um dos momentos mais delicados da sua longuíssima história. À maior crise económico-financeira dos últimos 85 anos, à falta de uma resposta decisiva de uma união europeia cada vez menos solidária e participada, aliou-se uma acção governativa marcada por uma ideologia neoliberal, insensível e, por vezes ultra-conservadora.
Como consequência, temos vindo a assistir a um acrescente acentuar das desigualdades sociais, à deterioração de serviços públicos essências dos quais se destacam, pelo seu relevo, a Educação, a Saúde e a Acção Social. Estas são bandeiras de sempre do Partido Socialista Português que a direita insiste inexplicavelmente em ameaçar.
A degradação da confiança do cidadão no contrato social, e em última análise nos agentes políticos, desafia-nos a procurar novos horizontes que restabeleçam o elo entre representantes e representados e, simultaneamente, construam um elo de confiança que fortaleça a nossa democracia.
Após uma profunda reflexão, partilhada com centenas de simpatizantes e militantes do PS, decidi abraçar o desafio de me candidatar ao Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Setúbal.
Disponibilizo-me a servir esta estrutura convicta de que posso trabalhar em prol de um projecto abrangente e inclusivo, com mulheres de todas as concelhias do distrito. Acima de qualquer lugar ou interesse pessoal move-me o objectivo de aumentar a participação das mulheres na vida política e travar os combates por uma maior igualdade. Procurarei centrar o debate em torno das ideias que defendo. Assim, a moção que irei apresentar assentará, entre outras linhas programáticas, na aposta na melhoria da organização interna da estrutura, no reforço dos laços entre concelhos, num programa estruturado de formação autárquica, na promoção de debates temáticos, na dinamização de uma rede integrada de mulheres autarcas que permita fomentar a partilha de informação e experiências, de modo a criar sinergias que qualifiquem e valorizem a intervenção politica. As ideias devem estar no centro da acção política.
Na minha visão os desafios impostos às mulheres que abraçam a vida partidária, enquanto actividade cívica de excelência, constituem-se como uma realidade dinâmica. Em cada momento cabe ao departamento analisar e agir sobre as problemáticas que a sociedade nos impõe nos domínios da igualdade e da participação. Por este motivo proponho-me a edificar um projecto forte e credível.
A actual situação política não pode ser ignorada. É pois bastante claro que o DFMS só poderá desenvolver um trabalho eficiente no mais estrito respeito pelos valores da liberdade e da solidariedade. Uma estrutura forte respeita-se a si tanto mais quanto seja capaz de se afirmar por si mesmo, recusando qualquer tipo de lógica que lhe seja externa. Acredito no contributo das mulheres do distrito de Setúbal.
Nos últimos anos procurei estar próxima da realidade do distrito e assim encontrar novas soluções que permitam reerguer o departamento conferindo mais força à sua voz. De Almada a Alcochete, do Barreiro até Santiago do Cacém, partilhei vivências com camaradas de todos os concelhos, valorizando a minha experiência pessoal e política. Acredito que é fundamental unir na acção para responder aos desafios de reforçar a participação das mulheres na esfera politica.
Conto com todas as mulheres que como eu acreditam na construção de uma sociedade justa. Comprometo-me a responder à dimensão do desafio a que me proponho com a força do trabalho e das ideias.
Juntas, vamos unir Setúbal e construir um departamento mais forte.
Conto convosco. Contem comigo.
Ana Isabel Correia dos Santos
Biografia de Ana Isabel Santos
Ana Isabel Santos, 38 anos, natural da Cova da Piedade, residente no Barreiro há mais de 30 anos, militante nº 83371 do PS.
Desempenha as funções de:
Deputada da Assembleia Municipal da Moita.
Membro da Comissão Política Nacional das Mulheres Socialistas.
Membro da Comissão Política Distrital do Departamento Federativos das Mulheres Socialistas de Setúbal.
Membro do Secretariado da Comissão Política Concelhia do Barreiro do PS.
Membro da Comissão Política Distrital da Federação de Setúbal do PS.
Percurso Académico e Profissional:
Desempenha funções como Higienista Oral, no Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho, Moita.
Licenciada em Higiene Oral, pela Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa
Pós-graduada em Gestão e Administração em Saúde, pelo Instinto Superior da Maia
Mestrada em Intervenção Sócio-organizacional da Saúde, ramo políticas e administração pública, pela Universidade de Évora.
Pós-graduado em língua gestual para profissionais de Saúde, pela Faculdade de Ciências Médicas, Campo Santana.













