Saltar para o conteúdo
Bastidores

Petição a favor da construção do novo Centro de Saúde do Alto Seixalinho - BarreiroComissão pretende a recolha de 4000 assinaturas

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos vai lançar uma Petição a favor da construção do novo Centro de Saúde do Alto Seixalinho-Barreiro.
O lançamento ocorrerá no dia 22 de Março junto ao Centro de Saúde da Quinta da Lomba pelas 14H00.

3 min de leitura
Petição a favor da construção do novo Centro de Saúde do Alto Seixalinho - Barreiro Comissão pretende a recolha de 4000 assinaturas

Por Jornal Rostos

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos vai lançar uma Petição a favor da construção do novo Centro de Saúde do Alto Seixalinho-Barreiro. Este lançamento ocorrerá no dia 22 de Março junto ao Centro de Saúde da Quinta da Lomba pelas 14H.

Desde há vários anos que tem sido notória a degradação dos cuidados de saúde prestados às populações com grande incidência nos cuidados primários de saúde.

As várias medidas que foram sendo tomadas fizeram com que o acesso a cuidados de saúde primários equitativos e de proximidade das populações sofressem uma acentuada deterioração.

Verificou-se no decorrer do ano de 2014 o encerramento da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Avª. do Bocage-Barreiro.

Este encerramento provocou a transferência de mais de 15.000 utentes para a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Santo André-Barreiro, já de si com problemas de funcionamento. Esta mesma Unidade viu-se obrigada a transferir muitos dos seus utentes para a recém criada Unidade de Saúde Familiar de Stº. António da Charneca – Barreiro acompanhando esses utentes os médicos de saúde familiar que os seguiam.

Esta movimentação de utentes para a Unidade de Santo André-Barreiro, provocou um elevado número de utentes sem médico de família que até hoje não foi possível resolver.

Existem, nesta data, na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Santo André-Barreiro mais de 10.000 utentes sem médico de família. Assim esta petição vem pedir:

1- A construção de uma nova Unidade de Saúde Familiar no Alto Seixalinho, em terreno já cedido pela Autarquia do Barreiro para esse efeito permitindo assim que:

• A população da freguesia do Alto Seixalinho- englobada na União de Freguesias Alto Seixalinho, Santo André e Verderena- transferida para o UCSCP de Santo André volte a ter uma Unidade de Saúde de proximidade;

• Seja atribuído médico de saúde familiar a todos os utentes do Concelho do Barreiro resolvendo-se assim o grave problema dos utentes sem médico de família; assim como o alargamento do horário de funcionamento da extensão de Coina

• Exista uma melhor gestão dos recursos a nível dos cuidados primários permitindo um alívio da urgência hospitalar do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo;

• Que o SNS preste à população cuidados que permitam uma verdadeira equidade entre todos deixando de existir, como agora se verifica, populações com diferentes níveis de atendimento.

Com este propósito esta comissão pretende a recolha de 4000 assinaturas para que as mesmas sejam entregues na Assembleia da República e que seja analisada esta questão.

A Saúde é um direito,

Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção