Partido Aliança do Distrito de SetúbalQueimadas a céu aberto em Sesimbra com evidente prejuízo para a população e para o ambiente.
Acrescenta ainda “a nossa função é denunciar estes casos e fazer o que esteja ao nosso alcance para que esta situação não se repita e que os culpados sejam condenados pela sua realização”.

Por Jornal Rostos
“A empresa Greenall Life, Lda, explora um aterro de resíduo desde 2012, cujo licenciamento e fiscalização é da competência da Comissão de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT). Este aterro localiza-se numa antiga pedreira da freguesia do Castelo, no Zambujal de Cima, junto à povoação de Ribeiro do Cavalo.
Face às sucessivas violações do regime legal aplicável e das condições que lhe foram impostas na licença, a CCDR-LVT revogou totalmente a licença do referido aterro em 03 de junho de 2019. Esta decisão foi confirmada pelo Sr. Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, em janeiro de 2020 e o processo foi encaminhado para o Ministério Publico.”
In O Sesimbrense, 5 de junho de 2020.
Esta informação está totalmente comprovada e não entendemos como as autoridades competentes nada fazem.
A proteção do ambiente é o grande legado que qualquer um de nós deixará para os seus filhos.
É também uma condição necessária para garantir a saúde publica e a condição de vida dos nossos munícipes.
A inação do estado português e das entidades responsáveis não pode ser vista como normal num caso destes.
A Camara Municipal de Sesimbra já teve reuniões com as entidades responsáveis, assim como a Junta de Freguesia do Castelo, e não se consegue perceber porque, depois de mais de um ano sobre a remoção da licença de exploração, no local são queimados lixos tóxicos a céu aberto, com a emissão de poeiras nocivas para a saúde publica e para o meio ambiente e as autoridades competentes nada fazem.
É muito complicado para o cidadão normal compreender esta situação.
Menos ainda aceitar esta situação a portas meias com o seu local de residência.
“O cheiro, nunca passa despercebido. Sabemos sempre quando há uma queimada de resíduos tóxicos”, diz o Presidente da Direção Política Municipal do Partido Aliança, Carlos Lourenço. Acrescenta ainda “a nossa função é denunciar estes casos e fazer o que esteja ao nosso alcance para que esta situação não se repita e que os culpados sejam condenados pela sua realização”.
Como representante máximo do Partido Aliança no Distrito de Setúbal, a necessidade de defender o ambiente e a saúde publica está intrínseca na minha génese, até pela área de trabalho que tenho que se insere no Meio Ambiente e na sua preservação.
É hora de todos os políticos e cidadãos do distrito se centrarem na necessidade de preservar o meio ambiente e a saúde publica, denunciando e manifestando-se contra estas situações.
O que não entendemos e não podemos deixar passar em branco, é que as entidades competentes nada façam, e mesmo com abaixo assinados promovidos por várias instituições do Concelho de Sesimbra, ainda assim não considerem ser importante, pelo menos, a ação fiscalizadora que é o mínimo que se pede aos organismos competentes que têm esta responsabilidade.
Ao Ministro do Ambiente, alem da competente fiscalização que deve ser ordenada, perguntamos se gostaria de viver num local, onde periodicamente são queimados lixos tóxicos, numa pedreira, cuja empresa perdeu há mais de um ano a licença respetiva.













