Sobre alegado abuso da PSP no BarreiroMAI responde ao Bloco de Esquerda
. Foi instaurado um inquérito disciplinar

Por Jornal Rostos
MAI responde ao Bloco de Esquerda sobre alegado abuso da PSP no Barreiro
Na sequência dos acontecimentos da intervenção policial e da alegada desproporcionalidade no uso da força por parte de agentes da PSP no Barreiro, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o governo, em 17 de fevereiro, através do Ministério da Administração Interna (MAI), qual o seu conhecimento desta situação, que ações iria tomar para apuramento dos factos e para obviar a que no futuro ocorram situações de uso desproporcional da força por órgãos de polícia.
Respondeu o MAI que “Tendo a PSP tido acesso a um registo de imagem que mostra parte da atuação policial, e após o visionamento do referido registo e por subsistirem dúvidas quanto à conformidade dos procedimentos do uso da força executados, relativamente às regras em vigor na PSP, foi instaurado um inquérito disciplinar, o qual ainda decorre.”
Perante esta resposta, o Bloco de Esquerda, reitera mais uma vez que urge a necessidade de rapidamente apurar todos os factos e devida informação à população, já que para o próprio MAI, subsistem dúvidas quanto à conformidade dos procedimentos do uso da força, relativamente às regras em vigor na PSP, daí a necessidade de um inquérito disciplinar que ainda decorre.
Contrariamente àqueles que no Barreiro antecipam agendas eleitorais e que criticam de forma velada a posição do Bloco de Esquerda quanto às forças da ordem e os seus métodos de intervenção, a resposta do MAI não deixa de ser objectiva face à realidade dos factos.
Com serenidade e confiando nas instituições deixamos bem claro que o Bloco de Esquerda continua na defesa e melhoria das condições de trabalho dos profissionais das forças de segurança, ao nível remuneratório e das instalações onde prestam serviço, ficamos a aguardar que rapidamente as conclusões do inquérito disciplinar que ainda decorre, sejam divulgadas.
Fonte - Bloco de Esquerda













