Frederico Rosa, candidato do PS à presidência da Câmara Municipal do BarreiroQueremos dar a conhecer os nossos artistas a Portugal e ao Mundo

Por Jornal Rostos
Anabela Carreira, Presidente da Direcção do Clube de Fotógrafos do Barreiro, é a convidada pelo jornal «Rostos» que coloca a terceira pergunta que foi respondida por todos os candidatos à presidência da Câmara Municipal do Barreiro.
«Tendo em conta que a cultura é, simultaneamente, um produto social e um factor de socialização e de desenvolvimento humano, e que a cultura, e a produção e difusão de bens culturais constitui, por isso, uma componente fundamental para a identidade, o desenvolvimento e a afirmação própria das sociedades. Quais são os eixos para a cultura no Barreiro para os próximos quatro anos? Em que áreas culturais vai a autarquia investir e desenvolver? Há novos equipamentos projectados?”, esta a pergunta de Anabela Carreira.
Verbas destinadas à Cultura eram manifestamente desrespeitadores da nossa identidade
Frederico Rosa, candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara, responde - “Quando o PS assumiu os destinos deste concelho, considerei que os 972 737€ dispensados à cultura eram manifestamente desrespeitadores da nossa identidade. Por esse motivo, no próximo dia 26 de setembro, tenho orgulho em apresentar-me aos Barreirenses para dar continuidade a um trabalho que no ano de 2021 orçamentou para a cultura 1 472 454€.
Nos próximos quatro anos vamos dar continuidade à ação que temos vindo a implementar na área da cultura, uma estratégia baseada em três grandes eixos: Continuar a reforçar as condições prestadas aos agentes culturais; alargar o acesso à cultura; dialogar e fomentar a ação cultural em rede”.
Apoios financeiros atribuídos cresceram mais de 60% nos últimos quatro anos
“Reforçar as condições que permitem aos nossos artistas, programadores e profissionais das artes crescer no Barreiro, continuará a ser um eixo fundamental da nossa atuação. Estas condições concretizam-se nos apoios financeiros atribuídos às várias entidades protocoladas (que globalmente cresceram mais de 60% nos últimos quatro anos), concretizam-se na melhoria de espaços como o AMAC ou na requalificação do Auditório Manuel Cabanas. Sabemos igualmente a importância que tem tido a disponibilização de meios de comunicação para que o nosso movimento associativo consiga publicitar as suas atividades de índole cultural, o que tem vindo a ser feito, como nunca antes, através da Agenda de Eventos 2830”, sublinha Frederico Rosa.
Aproximar as escolas do nosso património industrial único
“Em relação ao segundo eixo: alargar o acesso à cultura, queremos apostar ainda mais numa programação diversificada e aberta a todos. Este é o nosso caminho para aproximar a cultura, o concelho e o seu património dos barreirenses, concretizado através de projetos como o recentemente criado “Jazz no Parque”, de espetáculos em locais inesperados, da promoção de percursos de arte em espaço público, da dinamização da Cidade dos Arquivos, bem como da contínua aposta na recuperação do nosso património moageiro.
Nesta estratégia, a educação desempenha um papel fundamental. Através do projeto Fábrica estamos a preparar, em parceria, novas formas de aproximar as escolas do nosso património industrial único. Garantir oportunidades de formação artística aos mais desfavorecidos, alargando a atribuição de bolsas artísticas na Escola de Jazz do Barreiro, iniciada neste mandato, constituiu outro ponto fundamental no alargamento do acesso à cultura”, afirma o candidato do PS.
Dar a conhecer os nossos artistas a Portugal e ao Mundo
“Dialogar com os barreirenses, com as associações, com a academia, com os artistas, com a educação, com outros agentes como a Baía do Tejo, outros municípios e outras cidades europeias abrirá ainda mais os horizontes culturais do Barreiro e corporiza o nosso terceiro eixo. Queremos atrair mais e melhores artistas para o Barreiro e a ligação permanente com outras políticas sectoriais vai ter um papel de relevo. Conhecemos bem a excelência e a dedicação dos nossos artistas e queremos dá-los a conhecer a Portugal e ao Mundo através do mapeamento de colectivos, ateliers, artistas plásticos e músicos”, refere Frederico Rosa .
Ao invés de cortes cegos decidimos pelo investimento
“Em relação ao nosso plano de investimentos para o próximo mandato, este inclui a reabilitação do Moinho Grande, que será um passo importante na estruturação de um percurso moageiro, criaremos uma Biblioteca de Praia em Alburrica, construiremos um Teatro Municipal com condições únicas, iremos continuar a requalificação da Biblioteca Municipal, e edificaremos um espaço de excelência ligado à memória e identidade Barreirenses no Armazém de Víveres.
O actual mandato ficou profundamente marcado pela crise económica e social gerada pela pandemia. Ao contrário de outras crises, na cultura como em outras áreas, ao invés de cortes cegos, decidimos pelo investimento.
Lado a lado, com diálogo, cooperação e investimento, fizemos e vamos continuar a fazer acontecer cultura no Barreiro”, salienta Frederico Rosa, candidato do PS à presidência da Câmara Municipal do Barreiro.
António Sousa Pereira













