Deputados do Partido Socialista do Círculo Eleitoral de SetúbalPRR REFORÇA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO DISTRITO

Por Jornal Rostos
A delegação, composta pelos deputados Eurídice Pereira, André Pinotes Batista, Fernando José e Gil Costa, foi recebida pelo Diretor, José Luiz, e pela Diretora-Adjunta, do Centro do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, Luísa Caravela de Oliveira, que destacaram a estreita ligação do IEFP ao mercado trabalho, as parcerias com o tecido empresarial do Distrito de Setúbal e a relação dos cidadãos que interagem com esta organização.
Durante a visita, a Deputada Eurídice Pereira questionou, entre outros aspectos, sobre a motivação para a integração no mercado de trabalho, nomeadamente daqueles que têm de ‘reciclar’ competências. A eleita procurou, também, saber se o recebimento de apoios sociais, ou mesmo o subsídio de emprego, era inibidor dessa disponibilidade, como se ouvia muitas vezes por parte dos partidos de direita, tendo sido respondido que essa relação não pode ser feita, nomeadamente de modo generalizado.
Por sua vez, o Deputado Fernando José, coordenador do Grupo de Trabalho para a Agenda do Trabalho Digno, procurou obter informações sobre o número de pessoas que se encontram em situação de desemprego prolongado, tendo sido assinalado que Portugal dispõe, atualmente, da menor taxa de desemprego dos últimos 20 anos, mas que os fenómenos de exclusão laboral se agravaram, ligeiramente, com a pandemia, nomeadamente por razões ligadas à saúde mental.
No local, os parlamentares puderam constatar que as aprendizagens são desenvolvidas num contexto de enorme similaridade com realidade laboral em que os formandos desempenharão funções.
Sublinhe-se ainda que, através dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estão a ser implementadas resposta à necessária aquisição de maquinaria, tecnologia e materiais essenciais aos cursos ministrados.
O Centro de Formação Profissional de Setúbal conta, anualmente, com cerca de 300 formadores e 9000 formandos.
A direcção evidenciou a estreita ligação da instituição com o Instituto Politécnico de Setúbal e com as escolas profissionais, como uma enorme mais-valia. O Centro dispõe de várias valências, entre as quais Aeronáutica, Logística, Refrigeração, Eletricidade, Comando Numérico, Soldadura, Contabilidade, Gestão, Fotografia, Cozinha, Pastelaria e Construção Civil, assinalando a diversidade de oferta formativa, direcionada a múltiplos protagonistas.
São Bento, 28 de fevereiro de 2020













