Partido Socialista exige inversão da situaçãoAusência de urgências de obstetrícia no distrito de Setúbal
. Barreiro
A Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista, estruturas Concelhias dos socialistas e o Grupo de Deputados eleitos pelo Círculo Eleitoral de Setúbal manifestam a sua profunda apreensão com a falta de resposta às grávidas do Distrito de Setúbal, que não terão resposta nos Hospitais do território nos próximos 4 dias.

Por Jornal Rostos
Esta desconformidade não tem paralelo. Mesmo em circunstâncias difíceis nunca o distrito esteve completamente a zero na capacidade de resposta . Num passado próximo, sempre foram acauteladas alternativas devidamente planeadas ou planos de emergência em conjunto com as unidades hospitalares. Havia articulação e a Direção Executiva tinha um papel importante, situação que agora tem resultados diferentes para pior.
Num distrito onde vivem perto de 900 mil pessoas, as grávidas serão obrigadas a deslocar-se aos poucos serviços de urgência que asseguram resposta, correndo o risco de ser necessário mais de uma hora de deslocação caso a grávida viva no litoral alentejano, uma vez que a referenciação destas grávidas é Setúbal.
A situação para os nove concelhos da Península de Setúbal não é melhor. Com Garcia de Orta, Barreiro/Montijo e Setúbal sem resposta o caminho de Lisboa, onde a pressão é a conhecida, é a ‘recomendação’ do atual Governo.
O Partido Socialista representado no distrito de Setúbal exige inversão imediata desta situação e que seja garantida resposta no território .
Fonte - PS













