Saltar para o conteúdo
Bastidores

PSD questionaHOSPITAL DO SEIXAL?

“Desafio o Sr. Ministro da Saúde a definir antes das próximas eleições autárquicas qual a localização do novo hospital” – foi um repto lançado na Assembleia da República pelo deputado Luís Rodrigues do PSD.

4 min de leitura
PSD questiona HOSPITAL DO SEIXAL?

Por Jornal Rostos

Transcrevemos o teor da intervenção do Deputado Luís Rodrigues do Partido Social Democrata:

Há mais de uma década que a questão da capacidade de resposta do Hospital Garcia de Orta (Almada) tem sido colocada em causa.
Como se sabe esta unidade hospitalar foi projectada para uma população de cerca de 150.000 habitantes e serve neste momento 350.000 pessoas dos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra.
Num estudo elaborado pelo Ministério da Saúde em 2002 a necessidade de construção de uma unidade hospitalar no Seixal era dada como uma prioridade.
Em 2000, na qualidade de Vereador da Saúde da Câmara Municipal do Seixal, juntamente com o Prof. Manuel Pires, elaboramos um estudo sobre a rede de cuidados de saúde no Seixal e constatou-se que o concelho era aquele que maiores deficiências apresentava em diversas áreas no Distrito de Setúbal.
A cobertura farmacêutica era reduzida faltando cerca de 12 farmácias. Neste momento este problema está praticamente resolvido.
A nível dos equipamentos de cuidados de saúde primários as lacunas e deficiências eram enormes. Daí para cá construíram-se os centros de saúde de Amora, Extensão de Saúde de Miratejo e a Extensão de Saúde de Pinhal de Frades. Mas muito há ainda a fazer.
No que respeita à falta de profissionais de saúde o Seixal era e, penso que continua a ser, dos mais deficitários do país, senão o mais deficitário. Neste momento existem cerca de 50.000 habitantes sem médico de família.
No estudo elaborado pelo Pelouro da Saúde apontava-se como uma grande prioridade a construção desta unidade hospitalar. Procurando uma boa localização no que respeita a acessibilidades o estudo propunha a utilização de um terreno no Fogueteiro, junto ao nó da Auto-Estrada, que estava na posse do Governo, ou seja, o Estado não precisava de adquirir, ou expropriar, minimizando os custos elevados deste equipamento.
Apesar das pressões políticas este processo pouco ou nada avançou.
O actual Ministro da Saúde quando visitou a Extensão de Saúde de Fernão Ferro em 22 de Abril de 2005, ao ser questionado sobre este assunto, afirmou que o Governo estava a considerar este equipamento nas suas prioridades e que iria elaborar um estudo nesse sentido.

As notícias que saíram sobre a visita do Ministro referiam, de acordo com fontes do Ministério da Saúde, que o Governo estava a ponderar a hipótese de construir o “Hospital da Margem Sul em frente a Lisboa”. As notícias eram estranhas pois não referiam explicitamente o Seixal.
Esta divergência entre as palavras do governante e as notícias da sua visita vieram agora a ser esclarecidas. O Ministro da Saúde na Assembleia da República, no passado dia 23 de Setembro, afirmou que não garantia que a nova unidade hospitalar da margem sul viesse a ser localizada no Seixal.
Constata-se que o Sr. Ministro da Saúde não teve coragem para assumir essa posição junto dos autarcas em Fernão Ferro-Seixal.
Deixando estas dúvidas no ar, o Governo do PS tenta criar expectativas nas populações e nos autarcas, não desagradando a ninguém antes destas eleições autárquicas.
É óbvio para todos, excepto para o Governo do PS, que se se confirmar a construção dum novo hospital, ele terá, necessariamente, de servir a população, neste momento, com menor acessibilidade, ou seja, os munícipes de Seixal e Sesimbra.
Só por razões puramente eleitorais e partidárias é que se percebe que o Governo não tenha tomado uma decisão quanto à sua localização.
Com o anúncio de um novo hospital na margem sul em frente a Lisboa todos os concelhos do Seixal ao Montijo/Alcochete ficam com a esperança de ter esse equipamento. Agrada-se a Gregos e a Troianos.
Na política como na vida temos de ser claros, assumir as decisões para o bem e para o mal.
Desafio o Sr. Ministro da Saúde a definir antes das próximas eleições autárquicas qual a localização do novo hospital.”

Soluções Montijo e Setúbal

O Deputado Luís Rodrigues acrescenta :”Será que o Ministro da Saúde não toma a decisão porque a Presidente da Federação do PS de Setúbal é recandidata a Presidente da Câmara Municipal do Montijo?”
E a finalizar afirma : “ A melhoria da cobertura da rede hospitalar no Distrito não se resume somente a esta questão. Falta encontrar respostas para o futuro dos Hospitais de São Bernardo e do Montijo.”

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção