Saltar para o conteúdo
Bastidores

PSD Barreiro«O pior PIDAC de sempre para o Barreiro»
. considera Bruno Vitorino

- PS um silêncio ensurdecedor face a este PIDAC

Bruno Vitorino, Presidente da Comissão Política da Secção do Barreiro do PSD,em conferência de imprensa, considerou o PIDAC para 2007 como "o pior desde há uma década para o Barreiro, e não por ser um dos mais baixos, embora retire 40 por cento relativamente a 2005, mas por ir agravar a situação de crise, em especial numa região como o Barreiro".

4 min de leitura
PSD Barreiro «O pior PIDAC de sempre para o Barreiro» . considera Bruno Vitorino

Por Jornal Rostos

Foi durante a conferência de imprensa realizada hoje pelo PSD Barreiro, que o vereador Bruno Vitorino se referiu desta forma ao PIDAC que será aplicado no Barreiro.
"O PSD Barreiro considera que este PIDAC reserva um cenário desolador e serve apenas para agravar a crise sentida, com cortes brutais no investimento, e retirando projectos já definidos em Orçamentos anteriores, como é o caso do Centro de Saúde de S. António do Charneca, adiado não se sabe para quando, e do Pavilhão Desportivo da E B 2, 3 da Quinta da Lomba, retirados neste PIDAC, embora tenham feito parte de anteriores".
Bruno Vitorino frisou ainda a diminuição das verbas atribuídas este ano "menos 40 por cento no distrito de Setúbal que em 2005, na governação PSD, e menos 30 por cento que para 2006, uma redução escandalosa, inversamente proporcional ao que o Estado obtém com os impostos à população e às empresas cobrados em Setúbal. Este PIDAC irá levar o Barreiro a ficar ainda mais marginalizado. Voltámos ao tempo em que todos os investimentos que não sejam para Câmaras socialistas são para cortar, e isto passa-se de uma forma despudurada".

Nada de novo para o Barreiro

Com reduções para o Barreiro e a aplicação de fundos em projectos anteriormente apresentados, "O PIDAC não trás nada de novo para o Barreiro, excepto o desaparecimento de projectos que vinham de trás" sublinhou ainda Bruno Vitorino, "e continua a aplicar investimentos em projectos que já tinham sido aprovados pelo PSD no mandato anterior".
Previstos para 2007 estão os fundos para a Componente 4 do POLIS, "de menos de um milhão de euros, 2.500 euros para o Centro de Emprego do Barreiro, 300 mil euros para a divisão de PSP do Barreiro, o mesmo valor que no ano passado, e vamos a ver se este ano a infra-estrutura será construída, 143 mil euros para a renovação do parque escolar e 2 milhões e 110 mil euros para a Escola Superior de Tecnologia e respectiva cantina".
O vereador não deixou de referir o projecto para modernização da linha Barreiro-Pinhal Novo, "que está previsto mas sobre a qual ninguém faz ideia de qual o ponto da situação em relação ao trabalho que vinha a ser feito, como é o caso da passagem desnivelada".
O facto de não serem lançados novos projectos preocupa o PSD Barreiro, "porque o ano de 2007 irá marcar o final de muitas obras, lançadas pelo PSD, mas não lança nada de novo para o ano e por isso as verbas serão ridículas, acrescentando a isto as limitações da autarquia em termos de endividamento porque não pode recorrer a empréstimos e também terá de amortizar os dividendos ainda mais depressa, especialmente depois da aprovação da Lei das Finanças Locais.

"Primeiro-ministro mentiu"

Com fortes críticas para o primeiro-ministro José Sócrates, "que mentiu e está a enganar os portugueses, prometeu muito mas não cumpriu e que está claramente a fazer o contrário do prometido", o vereador considera ainda que está a ser "efectuado um forte ataque às autarquias da oposição e um favorecimento claro às autarquias PS".
Na ocasião, Bruno Vitorino criticou ainda os eleitos do PS "que agora fazem um silêncio ensurdecedor face a este PIDAC" e relembrou ainda as críticas proferidas por Emídio Xavier relativamente à não construção do Centro de Saúde de Santo António da Charneca, de Maria Amélia Antunes e de Eduardo Cabrita.
"Como é possível que, comparando estas declarações em relação ao PIDAC anterior, agora nada se ouça dizer pelos eleitos do PS, que estão na Assembleia da República ou são Secretários de Estado e que parecem ter-se esquecido do seu concelho de origem. Onde está agora a voz da indignação em relação aos cortes no distrito? Estou curioso para ver o que dirão os eleitos do PS e o que vão fazer sobre este assunto, porque estamos a adiar o desenvolvimento do Barreiro"

Maria do Carmo Torres

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção