MPT Setúbal sublinhaDistrito de Setúbal tem direito a mais um deputado
Luís Carloto Marques, Deputado eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal, nas listas do PSD, membro do MPT, solicitou explicações ao Governo sobre como tenciona resolver o problema dos eleitores fantasmas, uma vez que, de acordo com um estudo divulgado recentemente, o Círculo Eleitoral de Setúbal teria direito a mais um mandato se os cadernos eleitorais estivessem actualizados.

Por Jornal Rostos
De acordo com o deputado Luís Carloto Marques, o Governo deve esclarecer como pretende solucionar os efeitos dos 800 mil eleitores-fantasma presentes nos cadernos eleitorais portugueses.
No requerimento que apresentou na Assembleia da República, Luís Carloto Marques, salienta que – “A agência Lusa noticiou no passado dia 1 de Março de 2007 que um estudo de José António Bourdain e Luís Humberto Teixeira, do mestrado em Política Comparada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), indica que existem nos cadernos eleitorais portugueses um mínimo de 785.111 eleitores-fantasma.”
Um em cada onze eleitores inscritos nos cadernos eleitorais não existe
Por outro lado recorda que – “De acordo com o estudo, que foi também notícia no El Pais de 3 de Março de 2007, este valor corresponde a 8,92 por cento do total de inscritos e pode ser traduzido por algo como "um em cada onze eleitores inscritos nos nossos cadernos eleitorais não existe".
Uma das principais consequências desta situação é a distorção na quantificação do número de deputados atribuídos aos diversos círculos eleitorais, como sublinhou, em artigo do Expresso de 3 de Março de 2007, o ex-director-geral do STAPE Luís da Costa Correia.”
Setúbal tinha direito a mais um mandato
Salienta o deputado do círculo eleitoral de Setúbal que – “Tendo por base o cruzamento de dados estatísticos do INE, do STAPE, do SEF e do ICS-UL, os autores do estudo concluíram que, nas eleições de 2005, o círculo eleitoral de Setúbal tinha direito a mais um mandato.”
Governo tem medidas para eliminar os efeitos de eleitores-fantasmas
O Deputado eleito nas listas do PSD, membro do MPT, requereu ao Governo, que fossem prestadas as seguintes informações: “O Governo tem algumas medidas previstas para eliminar, ou minimizar, os efeitos nefastos de um tão grande número de eleitores-fantasma nos cadernos eleitorais? Qual a calendarização para a aplicação dessas medidas?”













