PCP Setúbal“A Região de Setúbal na 31ª Edição da Festa do Avante”

Por Jornal Rostos
“De novo se abrem de par em par as portas da Festa do Avante!, nos dias 7,8 e 9 de Setembro.
A Região de Setúbal estará representada através das lutas dos trabalhadores e das populações e das propostas do PCP para a Região, numa exposição, bem como através da gastronomia e da música que aqui se produz
A Festa do Avante! Reveste-se de particular importância não só para os militantes comunistas e seus amigos que, durante longos meses realizam generosamente as muitas tarefas que permitem ter de pé este fraternal convívio, mas também para os visitantes da Festa e as populações desta Região, pois ai poderão encontrar as propostas do PCP para o País e para a Região, nomeadamente através da visita à exposição política do espaço da ORS que dará a conhecer as conclusões da 7ª Assembleia da Organização Regional de Setúbal do PCP, bem como dos dois debates que se realizarão nas manhãs de Sábado e Domingo.” – salienta uma nota do Executivo da DORS do PCP.
Cultura regional irá marcar a sua presença
“Nos diferentes espaços da Festa do Avante! A cultura regional irá marcar a sua presença, destacando-se a presença no Avanteatro da Companhia de Teatro “O Bando” com a peça “Cabeça de pregos sem cabeça”, no Palco Arraial o “Grupo de Recolha Etnográfica do ARPILF”, no Palco dos Novos Valores a actuação dos “Moes Implosion” (Montijo) e no Palco de Setúbal um conjunto alargado de artistas: “Não espalham o seu canto” (grupo de cavaquinhos), as “Cantadeiras da Alma Alentejana”, “Tudo bem”, “Vid´airada”, “Entretantos”, Instalação Teatral “Noite”, “Aganjú: Ritmos da Terra”, “Oludum Mare”, “Toni da Costa e Amigos”.
O artesanato da Região terá também o seu papel na partilha que a Festa do Avante! preconiza: da olaria ao ferro, dos azulejos pintados até aos bolos e licores tradicionais da Região, nada faltará.” – acrescenta a nota da direcção Regional de Setúbal do PCP.
A falta de investimento na Península de Setúbal
“E como não poderia deixar de ser os produtos da terra e do mar terão lugar de destaque nos roteiros gastronómicos dos visitantes da Festa. Os petiscos (sopa alcochetana, sopa caramela, tortas de Azeitão, queijos), e o Arroz de Polvo, a Massada de Peixe, o Arroz de Tamboril, o Choco Frito, os mariscos de Sesimbra, e os churrascos da Moita brindarão com os afamados vinhos da Região.
A folia, a partilha de valores, a discussão e afirmação políticas farão novamente da Festa do Avante! o mais importante acontecimento político-cultural do País.
Tendo em conta as políticas de direita com que temos sido confrontados pelo Governo PS/Sócrates, assim como a falta de investimento na Península de Setúbal, a Festa do Avante! será novamente o palco das lutas levadas a cabo nesta Região, e contribuirá para levar mais alto as justas reivindicações dos trabalhadores e populações.” – refere a finalizar o Executivo da DORS do PCP.













