Governadora Civil de Setúbal acompanhaTransferência de competências entre PSP e GNR no âmbito da reorganização das áreas de responsabilidade
Nos concelhos de Almada, Moita, Montijo, Seixal e Setúbal vai proceder-se à transferência de nos diversos postos e esquadras numa reorganização das áreas de responsabilidade da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), uma acção que será acompanhada por Euridice Pereira, Governadora Civil de Setúbal.

Por Jornal Rostos
Entra em vigor, esta noite, a Portaria nº 340-A/2007 (2ª série), de 30 de Março, que se traduz numa reorganização das áreas de responsabilidade da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP) nos distritos de Setúbal, Lisboa e Porto.
Assim, pelas 00h00, será feita a transferência de competências nos diversos postos e esquadras do distrito abrangidos pela reorganização.
Transferências no concelho da Moita
A Governadora Civil do Distrito de Setúbal, Eurídice Pereira, vai estar presente, pelas 23h40, na cerimónia de transferência de competências da PSP para a GNR na freguesia da Moita (Praça da República nº 31).
Por outro lado, acompanhará, de seguida, idêntico acto na freguesia da Baixa da Banheira (Largo da GNR), onde a GNR passa o testemunho à PSP.
Presentes em ambas as cerimónias vão estar o Comandante Distrital da PSP, Matias David, e o Comandante do Grupo Territorial de Almada da GNR, Carlos Duarte.
Nos concelho do Seixal e Almada
Entretanto, amanhã, pelas 9h00, será inaugurada a sede provisória da Divisão da PSP do Seixal (junto ao depósito de água da Torre da Marinha).
E, pelas 10h30, o Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, preside à cerimónia de transferência de competências da PSP para a GNR na freguesia da Costa de Caparica (Travessa António Correia).
Entrega de equipamentos em Setúbal
Também amanhã, pelas 13h00, será feita a entrega de 28 novas viaturas à PSP, junto ao Comando de Setúbal da PSP (Placa Central da Avenida Luísa Todi e passeio em frente ao Governo Civil de Setúbal).
Presente na cerimónia estará o Director Nacional da PSP, Orlando Romano.
Objectivos da Reorganização
“Os objectivos desta redistribuição de áreas de responsabilidade da GNR e da PSP são a melhor gestão e adequada articulação do dispositivo, com vista à melhoria do serviço prestado aos cidadãos, aumentando-lhes os níveis de segurança e tranquilidade públicas.” – sublinha o Governo Civil de Setúbal
“Na prática, freguesias que até agora tinham policiamento partilhado entre a GNR e a PSP passam a estar cobertas por apenas uma destas forças de segurança, o que elimina as situações de descontinuidade territorial. Há também freguesias que até agora eram de total responsabilidade de uma das forças e que são totalmente transferidas para a outra.” – refere-se.
No distrito de Setúbal, estão abrangidas as seguintes freguesias
Concelho de Almada
Freguesia da Costa de Caparica
Área da PSP transferida para a GNR
Concelho da Moita
Freguesia da Baixa da Banheira
Área da GNR transferida para a PSP
Freguesia do Vale da Amoreira
Área da GNR transferida para a PSP
Freguesia da Moita
Área da PSP transferida para a GNR (até agora partilhada)
Concelho do Montijo
Freguesia do Montijo
Área da GNR transferida para a PSP (até agora partilhada)
Concelho do Seixal
Freguesia de Amora
Área da GNR transferida para a PSP (até agora partilhada)
Freguesia de Arrentela
Área da GNR transferida para a PSP (até agora partilhada)
Freguesia de Corroios
Área da GNR transferida para a PSP
Concelho de Setúbal
Freguesia de S. Sebastião
Área da GNR transferida para a PSP (até agora partilhada)
“Ainda de acordo com a Portaria nº 340-A/2007 (2ª série), de 30 de Março, desde o dia 25 de Janeiro, e pelo período que se revele necessário, estão a ser desenvolvidas pela GNR e pela PSP acções conjuntas, designadamente de patrulhamento e de informação às forças vivas de cada freguesia, de modo a assegurar a harmoniosa transferência de competências naquelas áreas territoriais.” – sublinha a nota do Governo Civil de Setúbal enviada para a nossa redacção.













