Saltar para o conteúdo
Bastidores

Partido Socialista – BarreiroNo Barreiro centenas de pessoas vivem em condições infra-humanas

“Na total ausência de uma estratégia que nos permita combater um fenómeno desta natureza, o Sr. Presidente da Câmara prefere chamar os jornalistas e declarar, no meio dos escombros das habitações derrubadas, que acabaram as barracas no Concelho, admitindo de seguida que pode subsistir “uma ou outra, mas que desconhece a sua existência”.” – refere um comunicado do Secretariado da Comissão Política Concelhia do PS Barreiro, intitulado “A Pobreza: ficção ou realidade.

“Numa Autarquia em que a taxa de execução do Plano Especial de Realojamento (PER), elaborado em 1993, se encontra abaixo dos 40%, esta afirmação não revela qualquer sintonia com a dura realidade dos factos, e demonstra até que ponto este elenco camarário começa a adoptar a postura fantasiosa e populista de alguns políticos.” – acrescenta o Secretariado da Comissão Política Concelhia do PS Barreiro.

5 min de leitura
Partido Socialista – Barreiro No Barreiro centenas de pessoas vivem em condições infra-humanas

Por Jornal Rostos

“No passado dia 16 de Julho, o Partido Comunista promoveu uma encenação grotesca em torno de uma matéria tão delicada como a erradicação do flagelo das barracas no Concelho, situação que atinge há várias décadas uma dimensão preocupante, e que não tem tido as devidas respostas por parte dos poderes públicos. O espectáculo mediático promovido a propósito do realojamento de meia dúzia de famílias, em habitações tão degradadas como as que encontramos na Quinta da Mina, é revelador da forma como o actual executivo gosta de tratar os problemas mais sensíveis da cidade.
Na total ausência de uma estratégia que nos permita combater um fenómeno desta natureza, o Sr. Presidente da Câmara prefere chamar os jornalistas e declarar, no meio dos escombros das habitações derrubadas, que acabaram as barracas no Concelho, admitindo de seguida que pode subsistir “uma ou outra, mas que desconhece a sua existência”. Numa Autarquia em que a taxa de execução do Plano Especial de Realojamento (PER), elaborado em 1993, se encontra abaixo dos 40%, esta afirmação não revela qualquer sintonia com a dura realidade dos factos, e demonstra até que ponto este elenco camarário começa a adoptar a postura fantasiosa e populista de alguns políticos.” – refere um comunicado do Secretariado da Comissão Política Concelhia do PS Barreiro, intitulado “A Pobreza: ficação ou realidade”.

Com este PCP a pobreza resolve-se à bastonada

“De acordo com um relatório produzido pelos serviços da Autarquia, com dados relativos ao ano de 2004, encontram-se ainda recenseados 9 núcleos populacionais, o que corresponde a perto de 300 famílias por realojar, sem que tenham sido contabilizadas as mais de 100 pessoas que vivem na Quinta da Amoreira, inexplicavelmente excluídas deste processo. São estes seres humanos que a maioria comunista prefere ignorar, negando-lhes até o direito a existirem enquanto dados estatísticos.
Mesmo que os últimos números tornados públicos deste drama social já não se encontrem inteiramente actualizados, podemos ter a perfeita noção de que as afirmações proferidas pelo Sr. Presidente estão bastante longe de corresponder à verdade. Não deixa de ser preocupante esta atitude, sobretudo se levarmos em consideração que, no passado dia 16 de Julho, o autarca da CDU tenha igualmente afirmado que, caso seja necessário, recorrerá às forças policiais para evitar a construção de novas barracas. Com este PCP, a pobreza resolve-se à bastonada, como aliás ficou patente com a presença da polícia de choque, nas imediações da reunião da Assembleia Municipal em que se discutiu o provável fim do Mercado do Levante.” – acrescenta o comunicado do Secretariado da Comissão Política Concelhia do PS Barreiro

CDU preferem dissertar longamente sobre as particularidades da cultura cigana

“O único bairro social do Concelho apresenta também enormes debilidades, com carências visíveis no domínio da integração social e na maneira vergonhosa como os edifícios construídos há pouco mais de uma década se têm vindo a degradar. Os eleitos da CDU preferem dissertar longamente sobre as particularidades da cultura cigana, e sobre o carácter emotivo desta comunidade, em vez de procurarem determinar as razões que estiveram na origem do estado de ruína em que se encontram muitas das habitações desta zona.
Segundo um estudo recente, as obras de recuperação destas casas encontram-se estimadas em cerca de 5 milhões de euros, com 95% das situações detectadas a resultarem de erros e problemas da construção. Que esclarecimentos é que já foram exigidos aos anteriores decisores políticos, responsáveis em conjunto com os empreiteiros pela criação de um novo gueto na Península de Setúbal? Consideramos fundamental que seja aberto um inquérito que apure cabalmente todos os factores que contribuíram para que se tivesse atingido este estado de coisas, dado que a culpa não pode continuar a morrer solteira na nossa cidade.” – sublinham.

No Barreiro centenas de pessoas vivem em condições infra-humanas

“Apesar de o Sr. Carlos Humberto se sentir confortável com o facto de “no mundo existir sempre uma barraca aqui ou ali”, no Barreiro, centenas de pessoas vivem em condições infra-humanas, em locais como o Bairro das Palmeiras, o Pátio 20 de Abril ou o Convento dos Lóios. Não adianta procurar confundir os barreirenses com histórias ficcionadas de má qualidade, nem sequer acenar com as forças policiais para intimidar os mais desfavorecidos, porque o Partido Socialista será implacável com a demagogia e o autismo do actual executivo camarário.” – salienta a finalizar o comunicado do Secretariado da Comissão Política Concelhia do PS Barreiro.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção