Saltar para o conteúdo
Bastidores

Conferência em SetúbalVai discutir Oportunidades de Desenvolvimento da Região de Setúbal

. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino presente na sessão de encerramento

A conferência “Região de Setúbal – Oportunidades de Desenvolvimento” terá lugar, na Estalagem do Sado, hoje, dia 19 de Setembro.

A iniciativa, lançada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), tem como promotores o Governo Civil de Setúbal, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA-A), a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), a Associação de Municípios do Litoral Alentejano (AMLA), a Aerset, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e a Associação das Empresas de Construção e Obras Públicas (AECOPS), entidades públicas e privadas que se associaram numa acção inédita no Distrito, como sublinhou Euridice Pereira, Governadora Civil de Setúbal.

4 min de leitura
Conferência em Setúbal Vai discutir Oportunidades de Desenvolvimento da Região de Setúbal

Por Jornal Rostos

“Entidades públicas e privadas juntaram-se com o objectivo de potenciar as novas oportunidades, com este formato que aqui está hoje. Formato que o Distrito de Setúbal não conhecia. Trata-se de uma realidade de uma importância extrema para a Região de Setúbal e deve ser um exemplo para o País”, destaca Eurídice Pereira, ressalvando que a iniciativa tem, também, “um cunho pedagógico”.

A Governadora Civil de Setúbal manifestou, ainda, a vontade de dar continuidade a este ciclo de conferências, reforçando o potencial do Distrito.
“A iniciativa não se pode esgotar no dia 19 porque este nascimento tem de ser um sinal claro que a Administração Central, com os seus organismos, a Administração Local e os parceiros privados envolvidos, estão aqui num esforço verdadeiro. E estão porque é fundamental afirmarmos ou reafirmarmos o Distrito de Setúbal nos desígnios da economia portuguesa”.

Perante esta oportunidade de discutir os novos projectos previstos para o Distrito de Setúbal, como a nova travessia do Tejo e o TGV, o Novo Aeroporto de Lisboa, a Plataforma Logística do Poceirão, os novos empreendimentos turísticos no Litoral Alentejano e a recuperação do Arco Ribeirinho Sul, Eurídice Pereira lembrou que a população não deve ficar apenas expectante pelos novos postos de trabalho que vão ser criados, “é preciso perceber o que o mercado tem num curto espaço de tempo para oferecer, e prepararem-se para dar resposta adequada, ou seja, formarem-se exactamente na mesma linha da exigência do mercado. Vão surgir milhares de postos de trabalho, ao longo dos próximos anos, no Distrito de Setúbal. Aquilo que se deseja é que a população portuguesa se prepara para essa realidade”.

A conferência “Região de Setúbal – Oportunidades de Desenvolvimento” decorrerá durante todo o dia de 19 de Setembro, a partir das 9 horas, na Estalagem do Sado, e contará com a presença, entre outras individualidades, do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades, João Ferrão, e do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão.

PROGRAMA

9, 00 h – Abertura

Ministério da Economia ( a confirmar )
João Ferrão - Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades
Presidente CCDR-LVT . Governadora Civil .
AERSET . AMRS . Semmais jornal

9,30 h – 1º Painel – Os novos desafios do Turismo

Moderador: Nuno Santos - Turismo de Portugal
Eufrázio Filipe - Entidade Regional de Turismo
Henrique Montelobo - SONAE Turismo

10, 30 h – Debate

11, 15 h – Coffee – break

11, 30 h – 2º Painel – Economia do Mar e Zonas Ribeirinhas

Moderador: Raul Tavares - Jornal SEMMAIS
Estratégia para os Oceanos
Miguel Sequeira - Missão Assuntos do Mar
Actividades Náuticas
João Figueira Sousa - UNL
Arco Ribeirinho Sul
Carlos Humberto - Presidente da C.M. Barreiro

12.30 h - Debate

13,00 h - Almoço na Estalagem do Sado

15,00 h - 3º Painel – Investimentos na Indústria

Moderador: António Capoulas - AERSET
Octávio Carmo e Costa - Autoeuropa
José Rodrigues - Lisnave
José Honório - Portucel

16,00 h - Debate

17,00 h - Coffee-break

17, 15 h - 4º Painel – Grandes Infraestruturas

Moderador: Ricardo Gomes - AECOPS
Apresentação vídeo dos projectos: Nova Travessia do Tejo/TGV;
Novo Aeroporto; Plataforma Logística Poceirão;
Portos de Setúbal e Sesimbra e Porto de Sines; Simarsul
Transportes e Mobilidade
Nunes da Silva - IST
Mão-de-obra e Políticas de Imigração / Integração
Francisco Madelino - IEFP

18,15 h - Debate

19,30 h - Encerramento

Mário Lino - Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunica

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção