Partido Socialista – BarreiroCarlos Pires e Ricardo Moreira lideram listas de apoio a Vítor Ramalho
Carlos Pires e Ricardo Moreira irão ocupar o 1º lugar das listas a Delegados, respectivamente na Secção do Barreiro e na Secção do Lavradio, com vista à participação no Congresso Distrital do Partido Socialista, que terá lugar no próximo dia 8 de Novembro.
A votação dos Delegados ao Congresso realiza-se nos próximos dias 24 e 25 de Outubro, em simultâneo com a votação do presidente da Federação da Distrital de Setúbal do PS.

Por Jornal Rostos
Manifesto
O Barreiro na Construção do Futuro
O Barreiro Reforça a Luta Socialista com Vítor Ramalho
- Princípios, propósitos e cabeças de listas -
Anunciámos no dia 18 de Julho de 2008 a nossa determinação no sentido de apoiar o Camarada Vítor Ramalho na sua candidatura a Presidente da Federação do Distrito de Setúbal do PS e assim participar no “desafio do futuro, na defesa de um desenvolvimento do Distrito de Setúbal mais justo e mais solidário”.
Pensamos que só o Socialismo Democrático e Global, reforçando o respeito pela humanidade e pelos valores fundamentais à co-existência da pessoa humana com o seu semelhante - Liberdade, Fraternidade, Igualdade e Solidariedade –, a dotará das ferramentas necessárias para enfrentar eficazmente os constrangimentos e os ataques às suas condições de vida, ao justificadamente contrapor-se, não só aos modelos colectivistas reconhecidos como inconsequentes com o seu desejável progresso, mas também aos modelos neo-liberais que, na sobrevalorização do mercado face à pessoa humana, hoje reconhecidamente lhe proferem, em termos gerais, nefastas penalizações.
Pensamos que só o Socialismo Democrático e Global poderá concorrer para um cada vez maior respeito pelo planeta em que vivemos – seja em termos do ordenamento do território, seja em termos ambientais -, assegurando a evolução sustentada da melhoria das condições da vida no pleno respeito pelo equilíbrio da natureza.
Pensamos que só o Socialismo Democrático e Global poderá assegurar o desenvolvimento económico capaz de sustentar e satisfazer a humanidade de acordo com as suas reais necessidades e com uma distribuição mais equitativa dos resultados assim conseguidos, através de instrumentos adequados à qualificação da vida humana.
Por isso apoiamos a candidatura do Camarada Vítor Ramalho a Presidente da Federação do Distrito de Setúbal do PS, cujo pensamento agora expresso na sua moção e concordante percurso, assentam nos princípios do Socialismo Democrático e na defesa da sua globalização nos termos genericamente descritos.
Queremos uma Federação Distrital que, no primado do reforço da identificação dos militantes, bem como de actuais e futuros simpatizantes, com o PS, da promoção dos valores únicos e mais representativos do Partido e do fortalecimento da inter-relação dos diversos órgãos e estruturas do PS, dê prioridade à competência, à eficácia e à eficiência interna - promovendo acções que o dotem de uma organização política e administrativa cada vez mais eficiente -, como suporte e garante da competência, eficácia e eficiência da sua intervenção social -, desenvolvendo capacidade de análise e de acção, com vista a uma maior credibilidade geradora de confiança na gestão dos interesses públicos e sociais, que concorrentemente, por esse reconhecimento, viabilize um peso crescente dos seus militantes nos Órgãos Nacionais;
Queremos uma Federação Distrital que garanta a interligação entre a base (Secções e Concelhias) e o topo do Partido (Órgãos Nacionais), nomeadamente a nível da veiculação de informação, em ambos os sentidos; que seja actuante, ambiciosa, adaptável, inovadora e em constante modernização, de forma a reforçar o papel activo que tem tido na intervenção política no Distrito;
Queremos uma Federação Distrital que continue a assegurar o seu envolvimento na defesa dos interesses das populações dos diversos Concelhos do Distrito, conforme se verificou no conjunto de recentes decisões do Governo apoiado pelo PS – a TTT, o Programa Pares, a aprovação de diversas outras candidaturas ao QREN, o Programa do Arco Ribeirinho Sul, etc. – em que o Barreiro foi amplamente reconhecido e para cujo bom andamento a acção política da Federação Distrital de Setúbal do PS foi indesmentivelmente importante.
Fundamentalmente por isso apoiamos a candidatura do Camarada Vítor Ramalho a Presidente da Federação do Distrito de Setúbal do PS pois reconhecidamente sempre se tem manifestado disponível para colaborar com as estruturas do PS do Barreiro no sentido de com elas co-agir, garantindo disponibilidade, empenho, trabalho, humildade e isenção na defesa dos interesses do nosso Concelho.
A votação para Presidente da Federação da Distrital de Setúbal do PS decorrerá por sufrágio directo, enquanto a eleição dos diversos órgãos que a enquadrarão nos próximos dois anos – a Comissão Política da Federação, a Comissão Federativa de Jurisdição, a Comissão Federativa de Fiscalização Económica e Financeira e o Secretariado da Federação – será realizada no Congresso Distrital que para o efeito terá lugar no próximo dia 8 de Novembro. Neste participarão, para além dos Camaradas cujas actuais atribuições lhes conferem inerência, os Camaradas que para o efeito se constituam como Delegados ao mesmo por eleição em listas sufragadas em cada uma das Secções do PS (de residência e de acção sectorial) do Distrito. Esta votação ocorrerá em simultâneo com aquela nos próximos dias 24 e 25 de Outubro.
Assim, na sequência das últimas eleições para a Comissão Concelhia e Secções do Barreiro e da leitura política que, no tempo, um conjunto alargado de camaradas realizou em relação às acções e interacções decorrentes antes, durante e depois daquelas, procedemos agora a um frutuoso debate, estendido a largas dezenas de militantes do PS do Concelho, no intuito de determinar qual o melhor modo de definir o orientação a prosseguir neste âmbito, bem como de reforçar e credibilizar uma candidatura que julgamos consequente com o que defendemos.
A tudo atendendo, considerámos assim que a melhor forma de afirmação do que advogamos, passaria pela assunção de listas próprias de Delegados ao referido Congresso Distrital – quer no Barreiro, quer no Lavradio -, listas essas que no seu seio aglutinassem sensibilidades diversas, mas cujos seus elementos assumidamente comungassem dos princípios e intenções defendidos. E porque a acção se faz com pessoas e com estas podem-se referenciar positivamente, concluímos esta fase de pré-definição dos pressupostos e objectivos que sustentam os nossos propósitos, com a indigitação dos camaradas para liderar cada uma daquelas listas e que deste modo começassem a corporizá-los, dando-lhes desde já rosto.
Na consensual verificação das respectivas qualidades e trajectos, que não só asseguram dedicação e credibilidade na defesa do Socialismo Democrático, do PS e do Barreiro, mas também assim garantem o reconhecimento dos socialistas do nosso Concelho e do Distrito, convidámos os Camaradas Carlos Pires e Ricardo Moreira para ocuparem o 1º lugar das listas a Delegados a sufragar, respectivamente no Barreiro e no Lavradio, com vista à participação no referido Congresso Distrital. Com óbvio júbilo e satisfação de todos os que assim os desafiaram, aqueles camaradas a tal acederam manifestando disponibilidade para se entregarem, com base nas premissas enunciadas, às causas que assim comungamos.
Pelo Socialismo Democrático
Pelo PS
Pelo Barreiro
Pelo Distrito de Setúbal
Por Portugal
Comissão de dinamização no Concelho do Barreiro da Candidatura do Camarada VÍTOR RAMALHO a Presidente da Federação de Setúbal do Partido Socialista “O BARREIRO NA CONSTRUÇÃO DO FUTURO”













